Papo sério: precisamos falar sobre a sua alimentação!

Papo sério: precisamos falar sobre a sua alimentação!

Você, provavelmente, já ouviu alguém dizer “tudo o que é demais faz mal”. Apesar desta frase ser uma velha conhecida, ela nunca esteve tão certa.

Práticas como trabalhar demais, levar uma vida ociosa ou fazer exercícios extremos, apenas desequilibram nosso organismo e, dentre tudo isso, a alimentação entra como um dos principais focos de descaso em nosso dia a dia.

Frequentemente ouvimos falar nos níveis alarmantes de obesidade e sobrepeso nos Estados Unidos, e como o país sofre e tenta lidar com a situação. Parece algo distante, porém, esta realidade chega cada vez mais perto do Brasil.

Segundo um relatório realizado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), e pela Organização Pan Americana de Saúde (OPAS), o sobrepeso entre adultos no Brasil passou de 51%, em 2010, para 54,1%, em 2014.

O aumento se deu também para a obesidade: 17,8%, em 2010, para 20%, em 2014, com um número ainda maior para as mulheres, de 22,7%.

Causas

Mas, o que leva a esses números alarmantes? Quando falamos sobre o aumento de peso, podemos considerar desde fatores fisiológicos até emocionais; no entanto, as mudanças em nosso estilo de vida certamente têm grande influência sobre esses números.

Com uma lista de tarefas extensa, empregos cada vez mais estressantes e longe de casa, nosso tempo parece diminuir por isso, passamos a adotar hábitos nada saudáveis.
Além da obesidade, existem outras doenças relacionadas à má alimentação: diabetes, hipertensão, gastrite e colesterol alto. Contudo, vale ressaltar que uma pessoa acima do peso pode ter uma saúde melhor do que uma pessoa aparentemente em forma, isso porque a qualidade do que se come é de extrema importância.

A falta de tempo

As idas ao mercado estão cada vez mais corridas. Quando você chega em casa e precisa fazer compras, tudo o que não quer é demorar várias horas para isso, então, o jogo é rápido: o carrinho correndo pelas fileiras do supermercado.

Os legumes e verduras estão lindos, mas demoram para serem preparados. As frutas parecem suculentas, mas as crianças não se convencem facilmente.

Então, os alimentos prontos e congelados acabam sendo, em muitos casos, a opção mais atrativa. Refrigerantes e guloseimas entram na fila para o lanche da escola das crianças, e até para os intervalos da tarde levados ao escritório; afinal de contas, é prático.

Mas, essa praticidade tem um preço: alimentos com grande quantidade de açúcar, adoçantes, gorduras saturadas, colorantes artificiais que, além de não trazerem quantidades significativas de vitaminas e nutrientes essenciais, bloqueiam a absorção dos mesmos pelo nosso organismo.

Os resultados são um corpo sem energia para exercícios, aumento da gordura, cansaço mental, fadiga e até depressão!

Dicas

É possível ter uma vida saudável sem ter muito tempo disponível? Sim! Tudo é questão de planejamento. Separamos 9 dicas importantes para você conseguir se organizar:

  1. Prepare as refeições na noite anterior. Essa prática evita o cansaço na hora do almoço e a tentação de correr para uma pizza ou para o macarrão instantâneo.
  2. Substitua: esse é o novo mantra. O pão branco pelo integral, o açúcar branco pelo orgânico ou mascavo, os refrigerantes por suco de frutas natural.
  3. Verduras à vontade. Além de saciar a fome, são ricas em vitaminas, minerais, fibras e proteínas!
  4. Congele os legumes. Guarde-os já descascados, picados e na porção ideal para você e sua família. Eles permanecem gostosos e conservam seus nutrientes, além de serem rápidos de preparar.
  5. Frutas são a melhor pedida para saciar a vontade de doces.
  6. Exercícios! Atividades físicas produzem endorfina e serotonina, que nos dão a sensação de bem-estar, além de acordar nosso organismo para mais um dia de trabalho.
  7. Vá com tempo ao supermercado! Essa hora é sagrada. Leia os rótulos com calma, compare produtos, visite as sessões e descubra mercadoria novas nas gôndolas.
  8. Faça uma lista de compras! Isso evita que durante o mercado você pegue algumas guloseimas e saia do que planejou.
  9. Você pode comer doces e alimentos prontos! O que deve fazer é equilibrar a sua dieta. Comprar uma lasanha congelada e de acompanhamento alguns legumes e verduras cai muito bem.

É difícil aprender novos hábitos. Mudar um antigo, então, mais ainda! Mas, toda mudança requer um pouco de esforço. Uma alimentação saudável permite uma vida saudável, com mais energia, alegria e disposição para lidar com desafios.

Aqui no Super Gentil contamos com uma gama de itens para ajudar você na tarefa de manter uma vida equilibrada! Nos preocupamos com o bem-estar de nossa comunidade, por isso, oferecemos frutas, verduras e legumes sempre fresquinhos, além de produtos saborosos e SUPER saudáveis da nossa padaria artesanal. Vem conferir!

Super Gentil

Um novo conceito em supermercado para Xanxerê e região: mais opções, mais variedades, mais qualidade. Para nós, você é SUPER!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *