O que comer antes de pedalar?

O que comer antes de pedalar?

Se você usa a bicicleta como meio de transporte, atividade esportiva ou diversão, tem que cuidar da alimentação antes de pedalar. Trata-se de um exercício que requer muita energia, portanto a refeição que antecede deve ser rica em carboidrato, principal fonte de energia do nosso corpo.

Uma alimentação equilibrada irá ajudar no desempenho da atividade. Lembre-se de que o que deve prevalecer é a qualidade dos alimentos e não a quantidade: se o estômago estiver muito cheio, você certamente sentirá desconforto abdominal.

É importante o acompanhamento de um profissional nutricionista para planejar a alimentação individualizada, com necessidades diárias de nutrientes e preferências alimentares, mas, para te ajudar, separamos algumas orientações. Continue a leitura!

via GIPHY

Se você prefere pedalar nas primeiras horas do dia, os alimentos do café da manhã irão preparar o organismo depois de um jejum prolongado. Os carboidratos complexos (pães e biscoitos integrais, cereais integrais) são digeridos e absorvidos lentamente evitando aumento rápido da glicose no sangue e mantendo essa energia por mais tempo no organismo.

A frutose (açúcar das frutas) também é uma boa opção para fornecer energia rapidamente, além de possuir digestão rápida.

Evitar o excesso de alimentos ricos em fibras, proteínas e gorduras para não causar desconforto gástrico e/ou intestinal também é importante. Opte por aqueles com menor teor de gordura, como leite desnatado, iogurte desnatado, queijos magros como ricota e cottage.

Confira uma lista de alimentos indicados para serem consumidos antes de pedaladas matinais:

– Pão Integral
– Biscoitos integrais
– Cereais integrais
– Maçã
– Banana
– Morango
– Beterraba
– Iogurte
– Macarrão integral
– Batata doce
– Açaí
– Suco de frutas

Caso os treinos sejam muito longos, com mais de uma hora de duração, recomenda-se a ingestão de um repositor de energia, geralmente, alimentos com alta concentração de carboidratos simples: rapaduras, suplementos de carboidrato e alguns sucos de frutas. Além disso, é importante ficar atento à hidratação, consumindo 200 ml de água a cada meia hora de exercício.

A alimentação para os treinos que acontecerem em outros horários do dia também precisam de uma atenção especial para não prejudicar seu desempenho, afinal a atividade também deve ser prazerosa e divertida.

Carolina Rodrigues

Nutricionista com especialização em Educação em Diabetes há 22 anos no ramo. Responsável pelos setores de perecíveis da rede de Supermercados Super Gentil no Oeste de Santa Catarina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *