Conheça os benefícios das frutas para a sua saúde

Conheça os benefícios das frutas para a sua saúde

Moramos em um país tropical com uma enorme variedade de frutas, por isso, na próxima vez em que você for ao supermercado, sacolão ou em uma feira livre, explore ainda mais essa diversidade de cores e a riqueza de nutrientes que fazem muito bem ao nosso organismo.

Porém, mesmo com muitos benefícios, essa ainda não é uma prática comum entre os brasileiros. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, o hábito de comer frutas é pequeno no Brasil. Os dados indicam que apenas 18,9 % da população consome cinco porções diárias – o equivalente aos 400 gramas recomendados pela Organização Mundial da Saúde.

Isso porque as frutas são fontes de água, vitaminas, sais minerais, carboidratos, fibras e proteínas. Podem estar presentes como sobremesa ou em pequenos lanches entre as refeições. Sucos de frutas também são ótimas opções para refrescar nesse verão.

Para aproveitar o melhor que as frutas podem oferecer, é importante saber que cada uma possui uma grande variedade de nutrientes diferentes. Para apresentá-los, separamos as frutas por cores. Confira!

via GIPHY

Frutas laranja

Ricas em vitamina A e C, possuem ótimos antioxidantes que combatem os radicais livres e também são benéficas para a pele.

São elas: laranja, tangerina e manga.

Frutas amarelas

Também são antioxidantes e ricas em vitamina A e C. Agem no fortalecimento dos tecidos, dos cabelos, combatem a cegueira noturna e mantém o sistema nervoso saudável. Também protegem o coração e aumentam, de maneira geral, a imunidade do organismo.

São elas: abacaxi, ameixa amarela, caju, pêssego, carambola, damasco, mamão, melão e maracujá.

Frutas vermelhas

As frutas vermelhas também são antioxidantes e contêm licopeno – uma substância que produz a cor avermelhada e que aliada à vitamina C atua na proteção contra diversas doenças, como diabetes, hipertensão, doenças vasculares e envelhecimento precoce. Além disso, também impedem o aparecimento do estresse físico e mental.

São elas: maçã, melancia, cereja, morango, uva, caqui, framboesa, pitanga, romã, goiaba e a nectarina.

Frutas brancas

As frutas brancas são ricas em substâncias anti-inflamatórias, antifúngicas e antitumorais. Sua cor branca é resultante da flavina rica em minerais, como cálcio e fósforo, que ajudam na manutenção dos ossos e dentes, carboidratos e vitamina B6, que favorece a respiração das células e ajuda no metabolismo das proteínas.

São elas: banana, maçã, pera.

Frutas marrons

Compostas pelos cereais integrais e sementes, possuem grande quantidade de fibras, são ricas em selênio, vitamina B e E, tem funções antioxidantes, vasodilatadoras, anticoagulantes e atuam contra a fadiga. Suas fibras regulam o intestino, agem no controle do colesterol e da diabetes, combatem a ansiedade, a depressão e previnem contra o câncer e as doenças cardiovasculares.

São elas: nozes, avelã, castanha, centeio, amêndoas, amendoim.

Frutas roxas ou azuladas

As frutas nas tonalidades roxa, preta ou azulada contêm antocianina, um tipo de pigmento ligado à presença da vitamina B1, conhecida como a vitamina da disposição mental e da energia física. Beneficia o sistema nervoso, os músculos e o coração, retarda o envelhecimento e neutraliza substâncias cancerígenas.

São elas: ameixa roxa, amora, uva, figo e jabuticaba.

Vale lembrar que uma alimentação saudável requer um pouco de cada cor. Assim seu organismo ganha mais nutrientes. Quanto mais colorido, mais saudável. Até a próxima!

Carolina Rodrigues

Nutricionista com especialização em Educação em Diabetes há 22 anos no ramo. Responsável pelos setores de perecíveis da rede de Supermercados Super Gentil no Oeste de Santa Catarina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *