Como cuidar da alimentação das crianças nas férias

Como cuidar da alimentação das crianças nas férias

As férias chegaram e a quebra da rotina pode prejudicar a alimentação dos pequenos. Com algumas dicas, vamos te ajudar a manter uma alimentação saudável também nas férias.

  • Horário das refeições: tente manter os horários (café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar). Não deixe que aquela preguicinha facilite pular os horários das refeições, comendo fora de horário.
  • Cuide da hidratação: com muita água, sucos naturais e água de coco, mantenha as crianças hidratadas. Vale a pena reforçar que o consumo em excesso de refrigerantes e sucos industrializados deve ser evitado.
  • Guloseimas: as crianças ficam mais tempo em casa e, assim, o acesso às guloseimas é mais fácil, portanto, cabe aos pais tomarem cuidados com as compras exageradas de guloseimas (doces, bala, salgadinhos, etc.). A dica é oferecer as guloseimas como sobremesa nas principais refeições (almoço e jantar).
  • Lanches mais saudáveis: tenha sempre na geladeira frutas picadas, em locais de fácil acesso das crianças. Por exemplo, morangos, gomos de tangerina, uvas, melancia. Frutas inteiras também são bem-vindas: banana, pêssego, ameixa, etc.
  • Crianças na cozinha: aproveite o tempo com as crianças e incentive-as a participar da preparação de alguns pratos. Essa prática vai ajudar a despertar o interesse delas pelos alimentos. Elas podem ajudar a montar um sanduíche natural, preparar um suco, ajudar a sovar a massa de pão. Lembrando, sempre, que é muito importante a supervisão de um adulto.
  • Dia da besteira: escolha o dia para comer uma besteira legal, pode ser a pizza, o hambúrguer, o cachorro quente, o churrasco em família. Esse dia irá servir para que os pequenos entendam os limites e a disciplina na alimentação.
  • Atividade física: o sedentarismo nas crianças cresce mais a cada dia, por isso, nas férias, o que não pode faltar é brincar de bola, andar de bicicleta, pular corda, interagir com outras crianças. Passeios em parques e áreas com muito verde são boas opções para o contato com a natureza. Cuidado com o exagero de horas na frente do computador.
  • Alimentos industrializados: buscando uma alimentação mais rápida e prática, optamos por produtos industrializados na qual o valor nutricional fica a desejar, tendo excesso de gordura e sódio. Isso vale também para a alimentação nas redes de fast foods.

As férias devem ser um momento para descanso, muitas brincadeiras e diversão. Aproveite para ter mais momentos com os filhos e continuar com hábitos alimentares mais saudáveis.

Confira também: Saiba mais sobre alimentação saudável no verão.

Carolina Rodrigues

Nutricionista com especialização em Educação em Diabetes há 22 anos no ramo. Responsável pelos setores de perecíveis da rede de Supermercados Super Gentil no Oeste de Santa Catarina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *