Saiba mais sobre alimentação saudável no verão

Saiba mais sobre alimentação saudável no verão

Com a chegada da estação do ano mais quente, a sede será a nossa companhia. O clima quente tende a deixar nossos corpos aquecidos e, ao contrário do inverno, nosso corpo vai pedir mais água do que alimentos.

A desidratação através da transpiração implica em perdas consideráveis de sódio e potássio. Mesmo sem muita fome, precisamos comer, de preferência, a cada 3 ou 4 horas.

Os cuidados com a alimentação incluem realizar de 5 a 6 refeições por dia, comendo pouca quantidade, várias vezes; consumir uma variedade de frutas, legumes e verduras, que são fontes de fibras, vitaminas e minerais; realizar refeições mais leves, refrescantes e sem excessos; preferir alimentos à base de grãos e cereais integrais ao invés dos refinados; sobremesas à base de frutas (frescas, salada, picolé, gelatina, sorbet); carnes brancas e cortes magros de carne assados, cozidos ou grelhados.

Alguns alimentos refrescantes terão papel principal na nossa alimentação, porém outros deverão ser evitados.

Evite alimentos carregados de gordura e de açúcar, frituras, embutidos, como linguiça e salsicha, maionese, manteiga/margarina, creme de leite, queijo gordo, como cheddar e provolone, doces bem concentrados como chocolate ao leite e doce de leite.

Seguem algumas dicas que irão ajudá-lo a enfrentar o próximo verão:

  1. Seção hortifruti: no supermercado, explore a seção de hortifrúti. Inclua frutas em todas as refeições: no café da manhã, nos lanches da manhã e da tarde, no almoço e no jantar. Inclua legumes e verduras (de preferência crus) no maior número possível de refeições. Legumes, frutas e verduras de cor alaranjada ou verde-escuro são ricos em betacaroteno (substância que protege o corpo por ser um poderoso antioxidante e ajuda na formação de melanina promovendo aquele bronzeado).
  2. Bebidas naturais: abuse dos sucos naturais (sem açúcar) bem geladinhos. Picolés, raspadinhas e geladinhos (ou sacolés) de sucos naturais são ótimos para refrescar. Adicione legumes como cenoura e beterraba para enriquecer nutritivamente e ajudar a adoçar esses sucos.
  3. Produtos integrais: dê preferência aos grãos e produtos integrais, como arroz, pão e macarrão. Como o calor tira um pouco a fome, os alimentos integrais são digeridos mais lentamente, deixando o corpo por mais tempo na sensação de saciedade.
  4. Chá gelado: é uma ótima opção para hidratar. Acrescente bastante gelo e ingredientes como hortelã, limão, gengibre e erva-doce para aumentar a sensação refrescante.
  5. Prefira carnes grelhadas: quer sua preferência seja a carne vermelha (bovina), a de aves (frango, peru) ou de peixe (mais leve e mais saudável) , quanto menos gordura no preparo melhor. Grelhar é a melhor opção.
  6. Permaneça hidratado: tenha sempre por perto uma garrafinha de água para a hidratação constante.
  7. Atividade física: dê preferência à manhã, período no qual as temperaturas ainda não estão tão quentes.
  8. Fique atento aos alimentos vendidos na praia: evite alimentos muito perecíveis: queijo branco, embutidos, carnes, patês, tortas e bolos recheados.
  9. Na sua casa, todo cuidado é pouco: os alimentos refrigerados devem ficar na geladeira até o momento do consumo. Não os deixe em temperatura ambiente.
  10. Atenção: cuide da sua saúde para aproveitar o máximo a estação do ano mais colorida e mais divertida!

Confira também: Super Receita: Moqueca de Tilápia.

Carolina Rodrigues

Nutricionista com especialização em Educação em Diabetes há 22 anos no ramo. Responsável pelos setores de perecíveis da rede de Supermercados Super Gentil no Oeste de Santa Catarina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *