Entenda a diferença entre os alimentos diet e light

Entenda a diferença entre os alimentos diet e light

Quando vamos ao supermercado, sempre surge a dúvida: diet ou light? Muitas pessoas não conhecem a diferença entre eles.

Entender a diferença entre os termos permite que você escolha de maneira mais assertiva os produtos de acordo com as suas necessidades.

Diet

Diet é todo produto isento de um determinado nutriente, como glúten, açúcar, sódio, colesterol, etc. São produtos desenvolvidos para atender um grupo específico, como pessoas com diabetes, com alergia a glúten, restrição de sódio ou gordura da alimentação.

Ler os rótulos dos produtos irá ajudar na identificação desses produtos, porém nem sempre um produto diet terá uma quantidade menor de gordura. Por essa e outras razões, os alimentos diet precisam ser consumidos com moderação.

Light

Light – em inglês, significa “leve” – e refere-se aos produtos que apresentam uma redução de, no mínimo, 25% de um determinado nutriente.

Nas prateleiras dos supermercados, podemos encontrar uma infinidade de alimentos e bebidas com os dizeres “diet” ou “light”: desde leites, iogurtes, pães, geleias, refrigerantes, requeijão, até panetones, chocolates em geral, barras de cereais, etc.

Não saber a diferença entre esses termos causa uma grande confusão na hora da compra. Além disso, as pessoas geralmente não se preocupam em saber o que cada um desses alimentos apresenta em sua composição, ou seja, não procuram se informar sobre o que o alimento contém que o torna diferenciado dos demais.

Ao contrário dos alimentos diet, os produtos light não foram desenvolvidos para atender às necessidades nutricionais de determinado grupo. Eles surgiram para suprir a demanda de uma fatia crescente da população, que se preocupa com o bem-estar e a manutenção da saúde.

Independente da escolha, é importante lembrar que uma alimentação saudável consiste em dar preferência aos alimentos naturais, como frutas verduras, legumes e consumir os industrializados com moderação.

Confira também: Saiba mais sobre a importância das Vitaminas do Complexo B.

Super Gentil

Um novo conceito em supermercado para Xanxerê e região: mais opções, mais variedades, mais qualidade. Para nós, você é SUPER!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *