9 perguntas sobre o glúten para você tirar todas as suas dúvidas

9 perguntas sobre o glúten para você tirar todas as suas dúvidas

Considerado um vilão por muitas pessoas, ainda existem inúmeras dúvidas sobre como consumir de maneira correta e saudável alimentos com glúten.

Hoje, compartilhamos com você 9 perguntas e suas respostas para que você entenda melhor tudo relacionado ao glúten. Confira!

O que é o glúten?

É uma proteína vegetal presente no trigo, cevada, centeio, aveia, malte e derivados desses alimentos. Sua função é dar elasticidade aos alimentos.

Encontrado na farinha (a de trigo é a mais rica neste composto), o glúten é composto por dois grupos de proteínas: as gliadinas e as gluteninas. As primeiras são prolaminas responsáveis pela extensibilidade da massa. Já as gluteninas são as responsáveis pela elasticidade da massa.

Em que alimentos ele está presente?

Os alimentos que contém glúten são aqueles derivados de trigo, cevada, centeio e aveia. Abaixo, você confere uma lista com alguns dos principais alimentos com glúten.

  • Pão
  • Torradas
  • Bolachas
  • Massas
  • Biscoito
  • Bolos
  • Cerveja
  • Pizza
  • Salgadinhos

Qual sua importância para o organismo?

Por serem fontes de carboidratos, possuem um papel importante no fornecimento de energia para o organismo, porém seu consumo deve ser controlado.

Por que ele vem sendo encarado como o vilão da vez?

Por estar presente nos alimentos fontes de carboidratos, algumas pessoas optaram em retirar essas fontes da sua alimentação e consequentemente obterem uma alimentação com poucas calorias, o que propicia a perda de peso.

Por outro lado, os alimentos ricos em carboidratos são as principais fontes de energia para o nosso organismo, por isso uma alimentação saudável e equilibrada é essencial.

Como ele prejudica a manutenção do peso?

Em quantidades acima da recomendação individual, não só o glúten, como outros nutrientes, podem prejudicar a manutenção do peso e outros índices de saúde, tais como colesterol, glicemia, triglicérides.

Ele pode trazer benefícios à saúde?

Sim. Em quantidades adequadas, é excelente fonte de energia.

É preciso cortá-lo do prato para emagrecer?

Não. O importante é a moderação.

Todo mundo pode aboli-lo da alimentação?

Não, somente as pessoas portadoras de Doença Celíaca. São pessoas que possuem intolerância ao glúten, ocorrendo má absorção de nutrientes pelo intestino delgado.

Dá para parar de consumir glúten por conta própria ou vale consultar um especialista?

Para uma alimentação saudável, somente um profissional Nutricionista pode fazer um plano alimentar personalizado.

Siga-nos nas redes sociais e acompanhe nossas dicas!

Carolina Rodrigues

Nutricionista com especialização em Educação em Diabetes há 22 anos no ramo. Responsável pelos setores de perecíveis da rede de Supermercados Super Gentil no Oeste de Santa Catarina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *