Aprenda como montar um prato saudável na sua refeição

Aprenda como montar um prato saudável na sua refeição

Um prato saudável auxilia as pessoas a identificar os ingredientes e as quantidades adequadas para manter uma nutrição correta e balanceada, com a indicação de alimentos os quais as pessoas já estão habituadas no seu dia a dia.

Como montar um prato saudável?

  1. Imaginariamente, divida o prato em duas partes.
  2. Em um dos lados, coloque as verduras e legumes (crus ou cozidos), uma porção maior para que se consiga aproveitar melhor os alimentos que contém vitaminas e sais minerais, como, vitamina A, vitamina D, cálcio, ferro, etc. Para temperar essas verduras e legumes, utilize azeite de oliva, ervas aromáticas (orégano, salsa, manjericão) e pouco sal.
  3. Do outro lado, imagine uma nova divisão ao meio.
  4. Em uma das partes, coloque os alimentos ricos em carboidratos (arroz, batata, batata doce, macarrão) e na outra parte os alimentos ricos em proteína (carne, feijões e outros grãos).

Qual a importância dos nutrientes na nossa alimentação?

CARBOIDRATOS: principal nutriente e fonte de energia para o corpo, em repouso ou em atividades normais. Alimentos que têm carboidratos: arroz branco, arroz integral, batata inglesa, batata doce, macarrão comum, macarrão integral, biscoitos simples, mandioca, batata salsa, pães comuns, pães integrais.

VITAMINAS E SAIS MINERAIS: são dois grupos de nutrientes que auxiliarão a manter os cabelos, as unhas e a pele saudáveis, além de ajudar no equilíbrio dos líquidos no nosso organismo e na formação e manutenção dos ossos. Alimentos que têm vitaminas e sais minerais: alface, agrião, rúcula, cenoura, beterraba, couve, brócolis, berinjela, repolho, entre outros.

PROTEÍNAS: é o nutriente que irá contribuir para o fortalecimento dos músculos, nos hormônios de crescimento, reconstrução dos tecidos, formação de anticorpos. Alimentos que têm proteína: leite, queijos, carnes, grãos (feijões, lentilha, ervilha, grão de bico).

GORDURAS: esse nutriente sempre é visto como vilão, mas a gordura “boa” tem um papel importante para o transporte de vitaminas, proteção para os órgãos do organismo, isolamento térmico. Alimentos que têm gordura poli e monoinsaturadas: salmão, atum fresco, sardinha fresca, óleos vegetais (soja, canola, milho, girassol), azeite de oliva, nozes, castanhas, amêndoas, avelã e abacate.

ÁGUA: 60% do nosso corpo é constituído de água, por isso a importância de ingerir 2,5 L de água por dia. Ela possui um papel fundamental para o transporte de substâncias, eliminar toxinas do nosso corpo, além da regulação da temperatura corporal. A sede é o primeiro sintoma de desidratação do nosso organismo.

A alimentação saudável é recomendada para todos, porém é preciso levar em conta as particularidades e preferências de cada pessoa. Por isso, consulte seu médico e sua nutricionista para saber o que é melhor para você.

Confira também: 9 perguntas sobre o glúten para você tirar todas as suas dúvidas.

Carolina Rodrigues

Nutricionista com especialização em Educação em Diabetes há 22 anos no ramo. Responsável pelos setores de perecíveis da rede de Supermercados Super Gentil no Oeste de Santa Catarina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *