Conheça 10 alimentos que não podem faltar na Ceia de Natal

Conheça 10 alimentos que não podem faltar na Ceia de Natal

Segundo a literatura, a Ceia de Natal surgiu do antigo costume europeu de deixar as portas das casas abertas no dia de Natal para receber viajantes e peregrinos, e esses, juntamente com a família hospedeira, confraternizavam aquela data tão significativa para os cristãos.

Para essa comemoração não podia faltar muita comida, mesa farta. Essa tradição foi se espalhando pelo mundo e cada região acrescentando uma particularidade local, como, por exemplo, a adição do peru na ceia norte-americana, peculiaridade que logo passou a fazer parte dos costumes de outros países, como no Brasil.

Em cada país, a Ceia de Natal foi adquirindo suas peculiaridades. Na Alemanha, a mesa vai estar repleta de carne de porco e muitos doces como pão de mel e amêndoas torradas. Na Polônia, as ceias de Natal são compostas de peixes acompanhados de vinho branco.

Franceses preferem peru e frutos do mar como as ostras, por isso algumas ceias são montadas na praia. Na África do Sul, também se comemora o natal durante o verão e é comum colocar mesas do lado de fora das casas e saborear a ceia ali mesmo.

ceia-de-natal

Abaixo, você confere quais os alimentos não podem faltar na Ceia de Natal.

  1. Peru/Leitão: são carnes que estão mais presentes nessa época do ano e são servidas com acompanhamentos e bem decoradas.
  2. Panetone: uma receita italiana que caiu no gosto mundial. O “Pão do Toni” com suas frutas cristalizadas ganhou variações com chocolate, sorvete e até panetones salgados.
  3. Nozes e Castanhas: esse costume vem da Europa e da Ásia. São frutos colhidos no final do outono e começo do inverno. Aqui no Brasil, temos a castanha do pará, muito consumida em diversos tipos de pratos.
  4. Frutas: além de ajudar na decoração da mesa, são extremamente nutritivas e saborosas. As frutas nessa época são melancia, morango, pêssego, ameixas, nectarinas e figos.
  5. Rabanada: simples de fazer e de um sabor maravilhoso. Pão, leite e ovos são os principais ingredientes. Segundo a tradição espanhola, deve ser consumida com uma taça de vinho.
  6. Salpicão: prato típico brasileiro. É uma mistura de ingredientes crus e cozidos. As receitas são bem variadas, mas a maioria delas terão a maionese, cenouras, batatas, pimentão de várias cores, carne de frango ou peru, salsão e pimenta, além de frutas como abacaxi, cereja, maçã verde e uva passa.
  7. Vinho: bebida oficial para as celebrações cristãs, não poderia faltar no Natal.
  8. Bacalhau: herança portuguesa, sempre acompanha batatas e muuuuito azeite.
  9. Arroz de Natal: O arroz é um acompanhamento que não pode faltar na ceia natalina. Geralmente ele é feito com uvas passas, mas existem outros tipos, tais como arroz à grega, arroz de forno, arroz com nozes, castanha e caju, etc.
  10. Farofa: a farofa natalina pode ser variada e repleta de ingredientes, com farinha de mandioca, farinha de milho, pode ser frita na manteiga ou no azeite, com amêndoas, frutas secas, bacon, nozes, etc.

Independente de crença ou costume, o Natal é uma ótima data para reunir familiares e amigos em comemoração com muita alegria.

E você, o que não pode faltar no Natal da sua família? Conte pra gente nos comentários!

Carolina Rodrigues

Nutricionista com especialização em Educação em Diabetes há 22 anos no ramo. Responsável pelos setores de perecíveis da rede de Supermercados Super Gentil no Oeste de Santa Catarina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *