Saiba como evitar a retenção de líquidos no corpo

Saiba como evitar a retenção de líquidos no corpo

O corpo humano é composto de muita água, cerca de 65% nos homens adultos e 60% nas mulheres adultas, porém, o organismo, em algumas situações, pode reter água em excesso, resultando em inchaços que podem incomodar bastante.

Com a chegada do verão, as altas temperaturas interferem na circulação sanguínea e linfática, pois o excesso de calor contribui também para a retenção de líquidos, causando inchaço no corpo, além de dor nas pernas, pés e até sensação de ganho de peso. A retenção de líquido é um problema que atinge principalmente as mulheres devido às questões hormonais.

Fatores que contribuem para a retenção de líquidos

Tensão Pré-Menstrual (TPM): dias antes da menstruação, ocorre um aumento da produção de progesterona. Esse aumento provoca a retenção de líquidos, que pode ser sentida nos seios e na região do abdômen. O consumo de Vitamina E ajuda a diminuir o inchaço. Alimentos que contém vitamina E: nozes, castanhas, germe de trigo, sementes e óleos vegetais.

Uso de anticoncepcionais com alta dosagem hormonal: todos os anticoncepcionais podem provocar a retenção de líquidos no corpo. Entretanto, algumas pílulas favorecem ainda mais o surgimento do problema. As pílulas mais antigas possuem muito mais estrogênio que as pílulas mais modernas e podem provocar mais retenção hídrica.

Usar salto alto: aquele salto enorme pode fazer com que sua panturrilha fique muito tensa, então ela não conseguirá bombear os líquidos, portanto, você sofrerá com inchaços nas pernas. A dica para evitar esse inchaço quando não for possível usar um salto intermediário é ir para o trabalho com um sapato mais confortável e, quando chegar lá, trocar. Nos intervalos, a indicação é usar  calçado mais confortável. À tarde, quando voltar para casa, tire o saltão e calce o sapato mais confortável. Essas atitudes podem ajudar você a diminuir a retenção de líquidos.

Ficar muito tempo sentada: quando você passa muito tempo sentada, sua panturrilha não consegue bombear os líquidos do corpo para o tronco, isso acaba provocando uma grande pressão e surge o inchaço. É importante que você não fique sentada por mais de 30 minutos ininterruptos. A cada meia hora, levante-se e caminhe durante alguns minutos. Também é importante sentar-se com a coluna bem reta. Massagear os pés de vez em quando também pode ajudar.

Ficar muito tempo de pé também não é bom: isso faz com que os líquidos desçam para as extremidades das pernas. Caso o retorno desses líquidos para o tronco não funcione adequadamente, podem surgir inchaços nas pernas e nos tornozelos e você ficará com uma sensação de peso. Mude de posição de vez em quando: sente-se durante alguns minutos ou faça pequenas caminhadas. Caso não seja possível fazer isso, use meias de compressão, elas ajudam a melhorar a circulação sanguínea.

Sal em excesso: alimentos muito salgados podem contribuir para a retenção de líquidos no corpo. O sódio prejudica o equilíbrio hídrico do organismo, provocando a retenção; além disso, aumenta a pressão arterial. Aumente o consumo de potássio (encontrado em frutas e verduras) e beba muita água todos os dias.

Calor: o clima quente faz com o que os vasos sanguíneos fiquem mais dilatados, assim, uma maior quantidade de líquido sai e fica no espaço entre as células, se acumulando. Isso acontece porque o organismo busca baixar a temperatura interna do corpo para suportar o calor.

Como evitar a retenção de líquidos?

  1. Inclua alimentos verdes escuros nas suas refeições, como brócolis, couve, rúcula, agrião, escarola e espinafre, por exemplo, que favorecem a diurese;
  2. Beba no mínimo 2 xícaras de chá de hibisco ou cavalinha ao dia, pois ajudam a combater a retenção de líquidos;
  3. Aposte na hortelã ou alecrim, são ervas que facilitam a digestão;
  4. Rico em potássio, o coco natural combate a retenção de líquidos. Recomenda-se 1 copo de água de coco natural diariamente;
  5. Não tenha saleiro na mesa, substitua por limão e potinhos com gergelim e ervas (orégano, manjericão e tomilho, por exemplo);
  6. Prefira as frutas ricas em água, como melão, abacaxi e melancia, por exemplo;
  7. Evite os alimentos ricos em sódio, principalmente embutidos, queijos amarelos, alimentos enlatados e muito salgados;
  8. As bebidas alcoólicas aumentam o inchaço e elevam as taxas de açúcar no sangue;
  9. Aumente a ingestão de água. Se preferir, aromatize-a com hortelã, gengibre, laranja e limão, para chegar aos 2 litros diários;
  10. Faça atividade física. Os exercícios são ótimos aliados na luta contra o inchaço por estimular a circulação e o fluxo de líquidos e nutrientes pelo corpo.

Conhece alguém que sofre com retenção de líquidos? Então, compartilhe nas redes sociais e marque seus amigos!

Super Gentil

Um novo conceito em supermercado para Xanxerê e região: mais opções, mais variedades, mais qualidade. Para nós, você é SUPER!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *