Diabetes: o que é, quais os sintomas e quais comportamentos devem ser adotados

Diabetes: o que é, quais os sintomas e quais comportamentos devem ser adotados

Crescente entre pessoas de todas as faixas etárias, o Diabetes é uma doença que atinge o pâncreas e está relacionada diretamente à produção de insulina em nosso corpo.

A principal função da insulina produzida pelo pâncreas é facilitar a entrada da glicose nas células, transformando o alimento em energia para o corpo.

Quando essa produção é prejudicada, as células beta presentes neste órgão não conseguem produzir insulina suficiente para controlar a quantidade de glicose no sangue. Essa situação, por sua vez, resulta no diagnóstico de Diabetes.

Sintomas

Entre os principais sintomas que podem ser um alerta para essa doença, estão:

  • Cansaço fácil
  • Muita sede
  • Aumento de apetite
  • Emagrecimento
  • Urina aumentada
  • Visão turva
  • Hálito cetônico
  • Dores nas pernas
  • Dificuldade de cicatrização

Tipos de Diabetes

Tipo 1 – Autoimune

Por motivos ainda desconhecidos, o sistema imunológico ataca erroneamente as células beta do pâncreas, fazendo com que elas parem de produzir insulina. O diagnóstico geralmente acontece da infância e na adolescência, podendo ocorrer na fase adulta.

Tipo 2

Este caso acontece quando o organismo não consegue usar adequadamente a insulina que produz ou não produz insulina suficiente para controlar a taxa de glicemia. É mais frequente em adultos, mas já foram registrados casos em crianças.

Entre os fatores que podem levar ao desenvolvimento desse tipo estão a hereditariedade, obesidade e sedentarismo.

Gestacional

Com as alterações hormonais que ocorrem neste período, a produção de insulina pode ficar descontrolada. Mulheres com idade materna avançada, ganho de peso excessivo na gestação e bebês muito grandes são os principais fatores de risco para esse tipo.

Tratamento

Medicamentos (insulina injetável e/ou medicamentos via oral), alimentação saudável e atividade física são fundamentais para um bom controle do Diabetes. Vale ressaltar a importância do acompanhamento por uma equipe multiprofissional (médico, nutricionista, educador físico, etc.).

7 comportamentos de autocuidado

  1. Tomar os medicamentos e/ou aplicar as insulinas: seguir a receita médica e comunicar ao médico qualquer tipo de dificuldade no uso dos medicamentos receitados.
  1. Comer saudavelmente: com a orientação de um nutricionista, aderir a um plano alimentar saudável para auxiliar no melhor controle da glicemia.
  1. Praticar atividade física: um educador físico irá auxiliar a encontrar uma atividade física prazerosa.
  1. Vigiar a taxa de glicemia: acompanhar as alterações de açúcar no sangue com os testes de glicemia.
  1. Resolver problemas: corrigir rapidamente os casos de hipoglicemia (taxa de açúcar<70 mg/dl) ou hiperglicemia (taxa de açúcar>180 mg/dl).
  1. Adaptar-se saudavelmente: buscar adaptar as rotinas de disciplina e limites para bons resultados no tratamento.
  1. Reduzir os riscos: consultas periódicas ao médico, nutricionista, dentista, oftalmologista, podólogo irão ajudar a reduzir os riscos de complicações do Diabetes.

Existem muitos mitos com relação aos cuidados e as complicações que o Diabetes pode ocasionar. Por isso, é muito importante que a pessoa com Diabetes e seus familiares estejam bem orientados, buscando informações em fontes seguras.

Confira também: 9 perguntas sobre o glúten para você tirar todas as suas dúvidas.

Carolina Rodrigues

Nutricionista com especialização em Educação em Diabetes há 22 anos no ramo. Responsável pelos setores de perecíveis da rede de Supermercados Super Gentil no Oeste de Santa Catarina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *