Conheça as variedades e os benefícios dos pães integrais para o seu organismo

Conheça as variedades e os benefícios dos pães integrais para o seu organismo

Cada vez mais estamos em busca de alimentos saudáveis para as nossas refeições. No café da manhã, por exemplo, o pão integral tem ganhado espaço no hábito alimentar de muitas pessoas.

Por isso, no post de hoje você vai conhecer os benefícios desse produto nutritivo, que se destaca principalmente quando o assunto é saúde e boa forma. Acompanhe!

De acordo com a Resolução nº 90 da ANVISA, do ano 2000, o pão integral é aquele obrigatoriamente constituído de “farinha de trigo e farinha de trigo integral e/ou fibra de trigo e/ou farelo de trigo”.

É importante saber que a diferença entre a farinha de trigo “branca” ou “refinada” e a farinha de trigo integral está no processo de retirada das camadas dos grãos. A farinha de trigo integral tem seus grãos processados com o farelo e o gérmen de trigo, por isso, sua coloração é mais escura.

Na hora da compra, para saber se o pão realmente é integral, observe se a farinha de trigo integral é o primeiro item da lista de ingredientes que constam na embalagem do produto. Caso não seja, fique atento: o pão pode não ser tão integral quanto parece.

Variedades

Se você consome ou já procurou por um pão integral nas prateleiras dos supermercados, certamente também já se deparou com uma variedade desses alimentos. Mas, conhece a diferença entre cada um deles? Ainda não? Então, continue a leitura!

Pão Integral Light: redução de açúcar e gordura;

Pão Integral com Grãos: maior teor de fibras por causa dos grãos;

Pão de Centeio Integral: bastante útil quando o assunto é ajudar no bom funcionamento do intestino;

Pão Integral com Linhaça: a linhaça é uma semente rica em ômega 3, nutriente que auxilia e previne doenças cardiovasculares;

Pão Integral com Aveia: a aveia ajuda muito na redução do colesterol ruim, por isso, esse pão é uma boa opção para quem precisa diminuir a taxa.

As características nutricionais variam de um para o outro, porém, de forma geral, podemos dizer que os pães integrais são excelentes fontes de:

  • Vitamina B1: importante para a nutrição celular, funcionamento do sistema nervoso e o sistema muscular;
  • Vitamina B2: essencial para o crescimento e o bom funcionamento do metabolismo;
  • Vitamina E: um importante antioxidante;
  • Sais Minerais: Cálcio, Potássio, Fósforo e Ferro;
  • Carboidratos e Fibras: principal fonte de energia para o organismo.

Os pães integrais desempenham ainda três funções principais: melhoram a sensação de saciedade, ajudam a regular a flora intestinal e controlam os níveis de Colesterol LDL (colesterol ruim) no sangue.

Na hora de preparar o seu café da manhã ou um lanche da tarde com pão integral, lembre-se de que para aproveitar todos os seus benefícios, é importante utilizar recheios saudáveis também, como queijo branco, margarina light, requeijão light, queijo tipo ricota, legumes crus e ralados e verduras.

Super Gentil

Um novo conceito em supermercado para Xanxerê e região: mais opções, mais variedades, mais qualidade. Para nós, você é SUPER!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *