Aprenda a montar uma lancheira saudável para o seu filho

Aprenda a montar uma lancheira saudável para o seu filho

Com a volta às aulas, surge também a dúvida do que mandar na lancheira das crianças. O grande desafio dos pais consiste em convencer os pequenos a trocar as guloseimas, como salgadinhos e refrigerantes, por alimentos mais saudáveis.

O assunto se torna ainda mais importante quando observamos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o órgão, em 2012, mais de 46% das crianças brasileiras estavam clinicamente obesas ou com sobrepeso.

Por isso, no post de hoje, vamos ajudá-lo a montar uma lancheira nutritiva e saborosa, para que seu filho cresça saudável e longe de problemas como esses, causados, muitas vezes, apenas pela alimentação inadequada.

A importância dessa refeição

O lanche na escola tem como principal objetivo repor as energias gastas no decorrer da aula, por isso, é importante oferecer aos pequenos alimentos de grupos alimentares variados. Conheça cada um deles nos itens abaixo!

Carboidratos (pães e biscoitos): dão energia para realizar as tarefas escolares.

Dê preferência aos pães integrais ou compostos por outros cereais. Eles também podem ser substituídos por biscoitos de água e sal, cream cracker, biscoito de mel, leite, maisena e ainda barrinhas de cereais. Evite bolachas e bolos recheados.

Vitaminas e sais minerais (frutas): regulam o sistema corporal.

Estes são nutrientes importantes para o organismo e que estão presente nas frutas. A dica é deixá-las inteiras e com casca, após a devida higienização. Outra opção é mandá-las já descascada e picadas dentro de potes bem fechados.

Sucos de fruta natural e água de coco também podem complementar o lanche dos pequenos. Ainda nesse grupo alimentar, alguns vegetais como tomates cerejas ou mini cenouras, são bem-vindos nesse horário.

Proteínas (leites e derivados): auxiliam no crescimento.

Leites, requeijão, iogurtes, leites fermentados e queijo branco são boas opções para suprir a necessidade desse nutriente na hora do lanche.

Acompanhe agora um cardápio completo com dicas de lanches para todos os dias da semana!

Segunda-feira

01 sanduíche de pão de forma integral com queijo branco e cenoura ralada + 200 ml de suco de maracujá + 01 pera.

Terça-feira

02 mini pães francês com patê de azeitonas pretas + 01 leite fermentado + 06 morangos.

Quarta-feira

Saladinha de tomate cereja, cenoura baby e ovos de codorna + 200 ml de suco de laranja + 01 maçã.

Quinta-feira

05 biscoitos de aveia e mel + 200 ml de achocolatado feito em casa + 01 fatia de melão picado.

Sexta-feira

01 pão de batata com requeijão + 01 iogurte de frutas + ½ manga picada.

Lembre-se: para garantir a qualidade nutricional do lanche do seu filho, escolha sempre um alimento de cada grupo alimentar. Persista em hábitos saudáveis nas refeições das crianças, isso irá garantir uma alimentação equilibrada, reduzindo assim o risco do excesso de peso na infância.

Carolina Rodrigues

Nutricionista com especialização em Educação em Diabetes há 22 anos no ramo. Responsável pelos setores de perecíveis da rede de Supermercados Super Gentil no Oeste de Santa Catarina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *