Quem é mãe sabe que quando chega a hora de decidir o lanche dos pequenos, a dúvida surge: o que colocar, o que é mais saudável, quais as melhores combinações ou, ainda, o que eles vão comer.
Na idade escolar, as crianças precisam de energia para aprender mais e, principalmente, para se desenvolver, garantindo a saúde e o bem-estar dos pequenos. No entanto, é natural que as crianças criem algumas restrições alimentares, se recusando a comer, por exemplo, algumas frutas, verduras e legumes e carnes.
Como fazê-las consumir alimentos saudáveis?
Tudo começa no exemplo e no hábito: apesar da resistência inicial, os pais não devem desistir de inserir, aos poucos, opções variadas de frutas, verduras e legumes aos filhos. A mesma dica vale para a retirada de doces, refrigerantes e outros alimentos do dia a dia, que são vilões da saúde.
Além disso, inovar na hora de apresentar o alimento à criança também é uma maneira de fazê-las, ao menos, experimentarem. Com uma busca rápida na internet, facilmente encontram-se sugestões de pratos divertidos.
Como montar um lanche saudável?
As possibilidades são muitas, é só usar a criatividade que é possível criar diversas opções de lanches. Nós separamos algumas dicas importantes para facilitar ainda mais essa tarefa.
Tipo da lancheira
Caso você opte por mandar frios ou sucos naturais e leite, por exemplo, o indicado é que a lancheira do(a) seu(sua) filho(a) seja térmica, evitando que os alimentos estraguem.
É importante também atentar à higienização diária da lancheira, mantendo-a limpinha.
Tipos de alimentos
Dê preferência aos alimentos naturais e integrais. Busque trocar os industrializados em geral por frutas, sanduíches e sucos de fruta. Como opção mais prática, você pode contar com biscoitos integrais e barras de cereais.
Mix de frutas, com 2 opções, como, banana e laranja, entre outras combinações são bem-vindas.
Variedade
Para oferecer um lanche completo, a dica é compor a refeição com carboidratos, (pães, barras de cereais, biscoitos), proteína (queijo, iogurte, leite, frios) e vitamina (fruta, suco, vegetais e frutas desidratadas).
Lanches de aproximadamente 300 calorias são ideais.
Envolva a criança no preparo
No momento de organizar a lancheira, peça ajuda aos pequenos, explicando o porquê de cada escolha de alimento, ressaltando seus benefícios à saúde. Essa hora também é importante para que eles provem e experimentem os sabores, despertando novos gostos.
Aqui no Super Gentil, você pode contar com o auxílio da nossa nutri para escolher as melhores opções para o lanche da criançada.
Gostou do nosso post? Compartilhe com as mamães amigas nas redes sociais!