Com a chegada da estação do ano mais quente, a sede será a nossa companhia. O clima quente tende a deixar nossos corpos aquecidos e, ao contrário do inverno, nosso corpo vai pedir mais água do que alimentos.
A desidratação através da transpiração implica em perdas consideráveis de sódio e potássio. Mesmo sem muita fome, precisamos comer, de preferência, a cada 3 ou 4 horas.
Os cuidados com a alimentação incluem realizar de 5 a 6 refeições por dia, comendo pouca quantidade, várias vezes; consumir uma variedade de frutas, legumes e verduras, que são fontes de fibras, vitaminas e minerais; realizar refeições mais leves, refrescantes e sem excessos; preferir alimentos à base de grãos e cereais integrais ao invés dos refinados; sobremesas à base de frutas (frescas, salada, picolé, gelatina, sorbet); carnes brancas e cortes magros de carne assados, cozidos ou grelhados.
Alguns alimentos refrescantes terão papel principal na nossa alimentação, porém outros deverão ser evitados.
Evite alimentos carregados de gordura e de açúcar, frituras, embutidos, como linguiça e salsicha, maionese, manteiga/margarina, creme de leite, queijo gordo, como cheddar e provolone, doces bem concentrados como chocolate ao leite e doce de leite.
Seguem algumas dicas que irão ajudá-lo a enfrentar o próximo verão:
- Seção hortifruti: no supermercado, explore a seção de hortifrúti. Inclua frutas em todas as refeições: no café da manhã, nos lanches da manhã e da tarde, no almoço e no jantar. Inclua legumes e verduras (de preferência crus) no maior número possível de refeições. Legumes, frutas e verduras de cor alaranjada ou verde-escuro são ricos em betacaroteno (substância que protege o corpo por ser um poderoso antioxidante e ajuda na formação de melanina promovendo aquele bronzeado).
- Bebidas naturais: abuse dos sucos naturais (sem açúcar) bem geladinhos. Picolés, raspadinhas e geladinhos (ou sacolés) de sucos naturais são ótimos para refrescar. Adicione legumes como cenoura e beterraba para enriquecer nutritivamente e ajudar a adoçar esses sucos.
- Produtos integrais: dê preferência aos grãos e produtos integrais, como arroz, pão e macarrão. Como o calor tira um pouco a fome, os alimentos integrais são digeridos mais lentamente, deixando o corpo por mais tempo na sensação de saciedade.
- Chá gelado: é uma ótima opção para hidratar. Acrescente bastante gelo e ingredientes como hortelã, limão, gengibre e erva-doce para aumentar a sensação refrescante.
- Prefira carnes grelhadas: quer sua preferência seja a carne vermelha (bovina), a de aves (frango, peru) ou de peixe (mais leve e mais saudável) , quanto menos gordura no preparo melhor. Grelhar é a melhor opção.
- Permaneça hidratado: tenha sempre por perto uma garrafinha de água para a hidratação constante.
- Atividade física: dê preferência à manhã, período no qual as temperaturas ainda não estão tão quentes.
- Fique atento aos alimentos vendidos na praia: evite alimentos muito perecíveis: queijo branco, embutidos, carnes, patês, tortas e bolos recheados.
- Na sua casa, todo cuidado é pouco: os alimentos refrigerados devem ficar na geladeira até o momento do consumo. Não os deixe em temperatura ambiente.
- Atenção: cuide da sua saúde para aproveitar o máximo a estação do ano mais colorida e mais divertida!
Confira também: Super Receita: Moqueca de Tilápia.