Alimentos que auxiliam no controle da ansiedade e nervosismo

Alimentos que auxiliam no controle da ansiedade e nervosismo

De acordo com pesquisa da OMS (Organização Mundial de Saúde), feita no ano de 2017 no Brasil, 9,3% da população vive com algum transtorno de ansiedade.

Em alguns casos a ansiedade está ligada a uma recompensa alimentar. Quem nunca sentiu aquela imensa vontade de devorar tudo que tem pela frente em um momento de stress?

A compulsão pelos alimentos em uma situação de stress vem colaborando também para o aumento do índice de obesidade entre os brasileiros, ou seja, podemos dizer que a ansiedade e a obesidade em alguns casos estão interligadas.

A ansiedade é um transtorno que pode ser diagnosticado com a ajuda de vários sintomas: coração acelerado, músculos que se contraem involuntariamente, dores na costas, falta de apetite, excesso de energia e vontade incontrolável de comer doces.

Nos alimentos iremos encontrar nutrientes que podem auxiliar na produção de outras substâncias que irão promover o equilíbrio emocional.

O Triptofano é um aminoácido responsável pela produção de serotonina, este por sua vez é um hormônio que atua regulando o humor, sono, apetite, ritmo cardíaco, temperatura corporal, sensibilidade e funções intelectuais.

Outros alimentos fontes de Vitaminas do Complexo B e o magnésio contribuem para a formação de serotonina.

A ansiedade pode ser acentuada com a ingestão excessiva de açúcares, que provocam mudanças na flora bacteriana do intestino produzindo bactérias que atrapalham produção cerebral de serotonina. Além, de aumentar a taxa de açúcar no sangue, causando picos de satisfação seguidos de tristeza e ansiedade.

Alimentos que ajudam a evitar a ansiedade:

Frutas cítricas – laranja, limão, acerola, kiwi, morango e abacaxi – são fontes de vitamina C, o que ajuda a reduzir a secreção do cortisol, hormônio liberado pela glândula adrenal em resposta ao estresse e à ansiedade.

Banana é rica em vitamina B6 e tem alto teor de triptofano, o que colabora com a produção de serotonina, auxiliando o bem-estar.

Maçã é fonte de vitaminas A, B1, B2, B6 e C. De zinco, magnésio e selênio, ajudando a diminuir a ansiedade.

Carnes, peixes, ovos, leites e derivados contêm o aminoácidos taurina e o triptofano que juntamente com as vitaminas do complexo B produzem serotonina.

Espinafre é rico em ácido fólico, auxilia na eliminação de resíduos químicos oxidantes produzidos pelo excesso de trabalho ou estresse, fatores externos responsáveis pela ansiedade.

Chocolate: com mais de 70% de cacau, além de serem menos calóricos, são ricos em flavonóides, um tipo de antioxidante que favorece a produção de serotonina.

– O mel também contribui para a produção da substância no cérebro.

– Os carboidratos integrais são ricos em fibras, vitaminas, minerais e proteínas. Aumentando de forma saudável os níveis de energia, com isso ficando mais disposto para enfrentar uma situação de stress.

As mudanças de alguns hábitos também auxiliam no controle da ansiedade:

  • Seja mais organizado: tenha uma agenda das principais tarefas e determine horário para executar essas tarefas, assim ao final do dia irá sentir que o dia foi mais produtivo;
  • Evite se estressar com pequenas coisas, como por exemplo, o trânsito. Ouça uma música e tente colocar os pensamentos em dia;
  • Marque encontro com os amigos e familiares, um bom papo vai te ajudar;
  • Tenha foco nos seus objetivos;
  • Durante o dia relaxe a musculatura e sorria mais;
  • Tenha tempo para você, cuide-se.

Alimentos que devem ser evitados: bebidas alcoólicas, café, chá preto, energéticos e refrigerantes devido a alta concentração de cafeína.

Existem diversos tratamentos e terapias para controlar a ansiedade, mas sabemos que uma alimentação saudável, a prática de exercícios físicos e um estilo de vida equilibrado irão melhorar ainda mais a ansiedade e o nervosismo.

Super Gentil

Um novo conceito em supermercado para Xanxerê e região: mais opções, mais variedades, mais qualidade. Para nós, você é SUPER!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *