Aprenda a fazer purê de batata-doce com cebola caramelizada

Aprenda a fazer purê de batata-doce com cebola caramelizada

Com a correria do dia a dia fica difícil encontrar um tempo para pesquisar e, principalmente, preparar novas opções de receitas saudáveis e saborosas. Repetir o cardápio não é o problema neste caso, mas sim a falta de nutrientes variados para o nosso organismo.

Apesar de muitos alimentos possuírem características nutricionais semelhantes, a dica é sempre contar com uma alimentação de qualidade, equilibrada e variada, pois ela está diretamente relacionada com nosso sistema imunológico, saúde e bem-estar.

Para isso, não é preciso cozinhar pratos complexos, com ingredientes raros ou caros. Muitas vezes, basta um pouco de criatividade para inovar nas refeições, com alimentos que geralmente possuímos em casa ou que podem ser encontrados facilmente. Um bom exemplo é a receita que selecionamos para o nosso post de hoje: purê de batata-doce com cebola caramelizada.

Os benefícios

Além de saborosa, essa é uma receita super saudável. A batata-doce, por exemplo, é rica em carboidratos, antioxidantes, vitaminas A, E e as do complexo B. Também ajuda na prevenção do câncer, é uma ótima fonte de energia e ainda uma importante aliada do aparelho digestivo.

A cebola, por sua vez, também desempenha um papel importante em nossa saúde. É rica em vitaminas A, B1, B2, C, K e P. Possui hidratos de carbono, que dão mais energia para o corpo e ainda propriedades anti-inflamatórias, por isso, está associada diretamente à melhora da respiração, sendo indicada para quem sofre com asma ou bronquite.

Depois de conhecer todos os benefícios que estes dois alimentos podem proporcionar, vamos à receita. Ela é simples e super prática. Olha só!

Ingredientes

  • 2 unidades de batata-doce
  • 1 pitada de sal
  • 1/4 de xícara (chá) de leite desnatado
  • 3 colheres (sopa) de requeijão light
  • Pimenta do reino e sal a gosto
  • 2 unidades de cebola, cortadas em rodelas finas
  • 2 colheres (sopa) de azeite extra virgem
  • 1/4 de xícara (chá) de açúcar demerara

Modo de preparo

1. O primeiro passo é descascar as batatas e cozinhá-las na água com um pouco de sal, até que fiquem bem macias. Depois de escorrer, passe-as no espremedor ou amasse-as ainda quentes.

2. Em seguida, coloque o leite e o requeijão e bata tudo para a mistura ficar bem cremosa. Por fim, tempere com sal e pimenta conforme seu gosto.

3. Com o purê pronto, é hora de preparar as cebolas. Em uma panela, aqueça o azeite e acrescente a cebola e o açúcar demerara, mexendo sem parar, até que ela fique bem dourada.

4. Pronto: agora é só colocar as cebolas caramelizadas em cima do purê e servir essa maravilha.
Uma verdadeira delícia, não é mesmo? Que tal, então, conferir uma receita de prato principal para criar uma combinação com esse purê de batata-doce com cebola caramelizada? A nossa dica é uma moqueca de tilápia repleta de ingredientes saudáveis e saborosos. Clique aqui e confira.

Super Gentil

Um novo conceito em supermercado para Xanxerê e região: mais opções, mais variedades, mais qualidade. Para nós, você é SUPER!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *