Açúcar: quanto mais escuro, melhor. Mito ou verdade?

Açúcar: quanto mais escuro, melhor. Mito ou verdade?

Quem não gosta de uma deliciosa sobremesa ou um pedaço de chocolate logo depois do almoço, no meio da tarde ou naqueles momentos de estresse e ansiedade? Huuummm… É de dar água na boca só de imaginar. E um dos responsáveis por garantir todo esse doce sabor, é o açúcar.

Segundo a história, ele surgiu na Índia, por volta de 6.000 a.C. e inicialmente era utilizado para fazer temperos e remédios, pois os alimentos doces eram preparados com mel. Por volta do século XII, o açúcar chegou até a Europa e a partir daí muitas regiões começaram a produzi-lo.

Hoje, ele definitivamente faz parte das nossas vidas, seja para adoçar o tradicional cafezinho, um suco ou ainda garantir aquele toque especial no preparo de muitas receitas, como um bolo, por exemplo. Mas, com tantas variedades disponíveis no mercado, você conhece as características e os benefícios de cada uma delas? Sabe se realmente quanto mais escuro o açúcar, melhor?

Se a sua resposta foi não para essas perguntas, continue a leitura deste post e saiba mais sobre o açúcar cristal, refinado, demerara e o mascavo.

Açúcar cristal

Sua principal característica são os cristais grandes, transparentes ou levemente amarelados, em alguns casos, difíceis até de serem dissolvidos em água. Depois de seu processo de fabricação e cozimento, passa por um refinamento leve, que retira 90% dos nutrientes e sais minerais presentes em sua matéria-prima, a cana-de-açúcar.

Açúcar refinado

Outra variedade ainda bastante comum na mesa dos brasileiros é o açúcar refinado. Assim como o próprio nome já diz, ele também passa por um processo de refinamento, só que em um grau ainda mais elevado que o açúcar cristal. Para ganhar a cor branca tão característica, recebe durante sua produção uma adição de enxofre, que vale lembrar, não é prejudicial para a saúde.

No entanto, alguns outros produtos químicos também são adicionados, fazendo com que as vitaminas e minerais presentes nesse ingrediente praticamente desapareçam. Isso o torna menos indicado para o consumo, já que não é tão nutritivo quanto poderia ser.

Açúcar demerara

A pergunta feita no título deste post começa a ser respondida a partir de agora. O que indica se um açúcar possui mais ou menos minerais é a sua cor. Dessa forma, quanto mais escuro for, menor foi o seu processo de refinamento, e maiores são os seus benefícios.

Sendo assim, o açúcar demerara, que tem como características principais a cor marrom-claro ou caramelo e cristais levemente mais úmidos, é bastante recomendado para a saúde. Seu processo de fabricação é semelhante ao açúcar cristal, porém, não recebe a adição de produtos químicos, o que conserva todos os seus nutrientes naturais.

Açúcar mascavo

Seguindo a ideia da explicação anterior, basta pensar no açúcar mascavo para saber que ele oferece muitos benefícios para a saúde, afinal sua cor é um marrom bem mais escuro.

Como é extraído logo após o cozimento do caldo de cana, não passa por nenhum processo de refinamento, conversando o cálcio, o ferro e os sais minerais presentes em sua matéria-prima. Em 100 gramas dessa variedade, por exemplo, existem 85 miligramas de cálcio, 29 miligramas de magnésio, 22 miligramas de fósforo e 346 miligramas de potássio. Já na mesma quantidade de açúcar refinado, é possível encontrar no máximo 2 miligramas de cada um desses nutrientes.

Por possuir um sabor bem mais marcante, o açúcar mascavo não agrada todos os paladares.

Consumo consciente

Independe da variedade, o consumo de açúcar deve ser sempre moderado. O uso desregrado desse produto pode provocar a obesidade e desenvolver a diabetes, então, vale a pena ficar atento na quantidade a ser consumida. Sua saúde agradece!

Super Gentil

Um novo conceito em supermercado para Xanxerê e região: mais opções, mais variedades, mais qualidade. Para nós, você é SUPER!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *