Aprenda como usar desinfetante na limpeza da casa

Aprenda como usar desinfetante na limpeza da casa

Para muitas pessoas, não há sensação melhor do que ver a casa toda arrumada, com aquele cheirinho delicioso de limpeza no ar. Porém, nem sempre isso é sinal de que tudo foi devidamente limpo. A higienização correta de alguns locais que costumam acumular mais germes e bactérias, muitas vezes, passa despercebida na faxina.

Isso acontece, na maioria dos casos, em função da grande variedade de produtos disponíveis no mercado, que acabam gerando inúmeras dúvidas na hora do uso. Um deles é o desinfetante.

Tido como um dos principais produtos de limpeza doméstica, ele não apenas ajuda a manter a casa limpa, como também é o responsável por matar a maior parte das bactérias encontradas em cozinhas e banheiros, prevenindo a disseminação de doenças e garantindo o bem-estar de todos.

No entanto, se utilizado de forma errada, ele pode acabar danificando superfícies e pisos. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas de como usar o desinfetante na limpeza da casa. Continue a leitura e confira todas elas!

Desinfetante na cozinha

Diferente do que muita gente pensa, não é o banheiro o local da casa com mais germes e bactérias, mas, sim, a cozinha. A afirmação é da NSF International, uma instituição não governamental que promove o desenvolvimento de técnicas para melhorar a saúde da população.

Após um estudo com moradores de 22 cidades, os cientistas concluíram que as esponjas de lavar louça eram o objeto que mais abrigava organismos responsáveis por causar doenças: 77% delas continham coliformes e metade das pias de cozinha também possuíam a mesma bactéria.

Portanto, esse é o local da sua casa que mais precisa de atenção. Veja como mantê-lo limpo.

  1. Limpe diariamente com um desinfetante as superfícies onde a comida é preparada. Para isso, utilize um borrifador e um pano macio. Evite excessos do produto.
  2. A pia também é outro local que deve ser limpo com frequência, pois está sempre em contato com pratos, talheres e alimentos. Após esfregá-la com água e sabão, borrife o desinfetante sobre o local e, em seguida, seque a superfície com uma toalha, pois a umidade acelera o crescimento das bactérias.
  3. Tábuas de corte também precisam ser desinfetadas com frequência. A dica é lavá-las com água e sabão e depois deixar o material de molho em uma solução com água sanitária (uma colher) e 1 litro de água. Após enxaguar, passe vinagre branco para retirar todos os resíduos da água sanitária.
  4. Tire o lixo da cozinha todos os dias, não apenas para evitar o mau cheiro, mas também para garantir que as bactérias não se proliferem nesse ambiente. A cada sete dias, limpe a lata de lixo com o auxílio de um desinfetante ou de outro produto para remover odores.

Desinfetante no banheiro

Mesmo não sendo o local que mais acumula germes e bactérias, o banheiro também precisa de cuidados diários quando o assunto é limpeza. Confira as dicas.

  1. Limpe e desinfete com frequência as superfícies que são tocadas diariamente, como a maçaneta da porta, a torneira da pia e o suporte do rolo de papel higiênico. Você pode utilizar a mesma solução de água sanitária que descrevemos acima.
  2. Para o vaso sanitário, utilize uma esponja com detergente ou álcool na parte externa, no assento e tampo. Lembre-se de secar tudo com um pano. Já a parte interna pode ser limpa com o auxílio de uma escova específica para vaso e desinfetante. Aplique a solução, esfregue, deixe agir por 10 minutos e depois dê a descarga.
  3. No box, seja ele de vidro, acrílico ou ainda cortina, também é importante utilizar a solução de água sanitária para limpar a superfície, principalmente por causa do mofo que se acumula no local em função do contato com a água.
  4. O chão deve ser limpo diariamente com o auxílio de um pano úmido e desinfetante. A cada sete dias, recomenda-se uma faxina mais “pesada”, com o uso de vassoura, sapóleos e água sanitária. Lembre-se de secar bem o local após concluir a limpeza.

Importante

Por fim, duas dicas importantes: 1) Recomendamos o uso de luvas para realizar limpezas mais pesadas, que utilizem diretamente água sanitária ou desinfetante. Isso evita o contato direto com as bactérias e também protege as mãos dos produtos que podem ser abrasivos; 2) Sempre aplique o desinfetante, a água sanitária ou qualquer outro produto de limpeza, primeiramente em uma área escondida para não correr o risco de manchar móveis, superfícies ou chão.

E aí, gostou das nossas dicas sobre como usar desinfetante na limpeza da casa? Então, não esquece de compartilhar esse post na sua rede social.

Super Gentil

Um novo conceito em supermercado para Xanxerê e região: mais opções, mais variedades, mais qualidade. Para nós, você é SUPER!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *