Ter um kit de primeiros socorros em casa ou no trabalho é uma ótima ideia para garantir o rápido atendimento a pequenos acidentes, dores ou complicações inesperadas. Seja para prevenir ou remediar, quanto mais eficiente e bem preparado você estiver, mais fácil será resolver qualquer problema.
O kit ideal deve ser previamente pensado para resolver as suas necessidades mais recorrentes: caso pratique esportes, um spray anti-inflamatório para dores musculares é item obrigatório. Se as aventuras na cozinha são rotineiras, pomadas para queimaduras e utensílios para limpeza e proteção de cortes não poderão faltar.
Um dos primeiros fatores a ser observado é o recipiente que irá abrigar os materiais. As melhores opções são as maletas translúcidas de plástico, que protegem e permitem a rápida observação do que tem ou não tem.
Na maioria das vezes, o momento em que o kit de primeiros socorros for necessário, será de caráter urgente. Portanto, o recipiente que contém todos os utensílios deve estar muito bem identificado, para qualquer um entender e encontrá-lo; também nesta questão, está o local de armazenamento, que deve ser de fácil acesso, mas não aberto e nem exposto a fatores climáticos.
Para ajudar mais ainda, preparamos uma lista com as principais peças para montar um kit de primeiros socorros que nunca vai lhe deixar na mão. Continue a leitura e confira!
Materiais essenciais
- Soro fisiológico 0,9%: para limpar o machucado;
- Solução antisséptica como álcool iodado ou clorexidina: para desinfectar feridas;
- Gazes esterilizadas de vários tamanhos: para cobrir feridas;
- Ataduras e esparadrapo: para imobilizar membros ou segurar compressas no local de uma ferida;
- Luvas descartáveis: para não ter contato direto com o sangue e outros fluidos corporais;
- Algodão: facilita a aplicação de produtos em feridas;
- Tesoura sem ponta: para cortar esparadrapo, gazes e ataduras;
- Curativo tipo Band-Aid: para cobrir cortes e feridas pequenas;
- Termômetro: para medir a temperatura corporal;
- Colírio lubrificante: para lavar os olhos em caso de contato com substâncias irritantes;
- Pomada para queimadura: hidratam a pele enquanto aliviam a queimação da queimadura;
- Paracetamol, ibuprofeno ou cetirizina: medicamentos genéricos que podem servir para vários tipos de sintomas e problemas comuns.
Por fim, lembre-se de manter o kit atualizado! Uma lista com tudo o que deve conter e as datas de validade é uma boa pedida para não ficar despreparado na hora do aperto.
Com informações TuaSaúde