Casa segura para as crianças: dicas para garantir o bem-estar dos pequenos

Casa segura para as crianças: dicas para garantir o bem-estar dos pequenos

Acompanhar a evolução de uma criança é um dos maiores prazeres do mundo. O momento em que elas começam a entender algumas coisas e a curiosidade toma conta, tornando-os exploradores do ecossistema onde vivem, é muito divertido e importante para o aprendizado inicial, entretanto, os adultos devem fazer um mapeamento total dos riscos na casa para garantir que tudo acontecerá de forma divertida e sem problemas maiores.

Para que você possa libertar os pequenos para que explorem, conheçam e evoluam, preparamos algumas dicas para não dar brecha ao azar e garantir total segurança. Confira!

Tomadas – Em todos os cômodos, devem ser tampadas com protetores especiais, fita isolante ou encobertas por móveis.

Móveis – Em geral, possuem cantos os quais podem ser muito perigosos caso os pequenos percam o equilíbrio e vão em direção a eles. O ideal é que se invista em protetores de canto que tornem a superfície menos angulada.

Televisão – Extremamente atraente por seu brilho e som, é essencial certificar-se de que ela esteja com os fios bem escondidos e bem presa ao painel, rack ou local onde está acomodada, para que não fique ao alcance da criança ou, pelo menos, que ela não consiga puxá-la.

Plantas – Devem ser guardadas ou ficar fora do alcance dos pequenos. O colorido pode atraí-los a colocar na boca e gerar algum engasgo ou intoxicação.

Tapetes – Essencial que contenham antiderrapante ou devem ser descartados. Até os adultos tropeçam neles, imagine os pequenos com aqueles passinhos desequilibrados.

Fogão – Os riscos por aqui são enormes. Cozinhe sempre com as bocas de trás e deixe os cabos das panelas fora do alcance das crianças; no entanto, o ideal é não deixar as crianças chegarem perto nesse momento.

Armários e gavetas – Mantenha-os sempre fechados e com algo que trave para que os pequenos não consigam abrir e pegar o que está dentro, principalmente na cozinha, onde há muitos objetos cortantes.

Banheiro – Evite deixar a criança ir sozinha a essa parte da casa, mantenha-o sempre fechado. O vaso sanitário pode ser muito atraente para eles e causar alguns contratempos, bem como os armários com produtos de higiene ou limpeza que possuem substâncias nocivas a eles.

Por fim, a última dica é ter muito cuidado com móveis ou objetos que podem ser empilhados para os pequenos escalarem. Não subestime a criatividade deles e a vontade de explorar o local. Tome cuidado com caixas e móveis perto de janelas, porque aqui mora um dos maiores riscos.

Super Gentil

Um novo conceito em supermercado para Xanxerê e região: mais opções, mais variedades, mais qualidade. Para nós, você é SUPER!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *