Vida equilibrada: a importância de um nutricionista para auxiliar sua alimentação

Vida equilibrada: a importância de um nutricionista para auxiliar sua alimentação

A alimentação saudável e equilibrada deve fazer parte do nosso dia a dia para que tenhamos mais qualidade de vida. Porém, cortar grupos alimentares, substituir alimentos em função dos valores calóricos e seguir dietas restritivas da moda não são as formas corretas de cuidar da saúde. Para isso, existem os profissionais de nutrição!

Segundo o Conselho Regional de Nutricionistas, esses profissionais têm uma formação generalista, humanista e crítica. Eles são capacitados a atuar visando à segurança alimentar e à atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e nutrição se apresentam fundamentais.

Seja para a promoção, a manutenção, a recuperação da saúde ou a prevenção de doenças, os profissionais de nutrição contribuem para a melhoria da qualidade de vida, sempre pautados em princípios éticos, com reflexões sobre a realidade econômica, política, social e cultural.

Atualmente, o nutricionista ocupa uma posição de importância fundamental para auxiliar uma mudança positiva da sociedade, tendo diversas áreas de atuação:

  • Alimentação Coletiva
  • Nutrição Clínica
  • Saúde Coletiva
  • Docência
  • Indústria de Alimentos
  • Nutrição em Esportes
  • Marketing de Alimentos
  • Nutrição

Nas últimas décadas, a população tem passado por uma transição nutricional, saindo da desnutrição para a obesidade por diversas questões. A partir de então, o papel do nutricionista tornou-se fundamental para auxiliar a população nas orientações alimentares.

Na consulta com o nutricionista, várias etapas serão seguidas para definir a conduta a ser tomada na sua alimentação:

1# Conhecer mais o paciente: quais são os objetivos do paciente na consulta, doenças existentes, uso de medicamentos, cirurgias já realizadas, exames laboratoriais realizados. Conhecer seu histórico físico e até mesmo emocional!

2# Hábitos alimentares atuais: recordatório na hora da consulta ou um registro alimentar por 3 dias, a fim de analisar como é a alimentação atual do paciente.

3# Hábitos alimentares saudáveis: avaliação dos hábitos alimentares atuais, seguida de uma orientação a fundo sobre grupos alimentares, funcionamento do organismo, etc.

4# Medidas antropométricas: peso, altura, medidas de pregas cutâneas, circunferências abdominais, cintura, quadril e panturrilha.

5# Determinar o peso ideal e necessidades nutricionais: lembrando que o objetivo é a promoção e manutenção da saúde, sempre!

6# Elaborar o plano alimentar individualizado: essa etapa é o grande desafio do nutricionista. Ele deverá ajustar a alimentação saudável às preferências e hábitos do paciente, prescrevendo um plano alimentar que ele possa melhorar e manter hábitos alimentares saudáveis.

7# Marcar o retorno da consulta: no retorno, avaliar as dificuldades que o paciente está tendo para cumprir o Plano Alimentar e fazer os ajustes necessários.

A consulta com o nutricionista deve ser feita em todas as faixas etárias. As necessidades de uma criança são diferentes de um adulto de 30 anos, que também são diferentes de um adulto de 38. Além disso, muitos imaginam que o nutricionista auxilia apenas na redução de peso, mas é um pensamento extremamente equivocado.

O profissional oferece suporte desde a diminuição de peso até doenças que estão ligadas direta, e indiretamente, à alimentação. Uma saúde forte é acompanhada de uma alimentação estruturada e bem planejada.

Muito cuidado com o que se lê em sites sobre alimentos e dietas milagrosas, pois somente um profissional formado em Nutrição pode te ajudar; só ele pode saber das suas necessidades energéticas.

É importante lembrar sempre que cada indivíduo tem o seu organismo, o que pode ter dado certo para seu vizinho, pode não funcionar para você. A dieta tem que ser individualizada e personalizada de acordo com as necessidades de cada um.

Nós, nutricionistas, devemos orientar a população a ter o equilíbrio entre as suas necessidades nutricionais e as suas necessidades emocionais, pois comer é um grande prazer. Deixar de comer alguns alimentos pode trazer um impacto psicológico muito grande. Acompanhamento, planejamento e estrutura na alimentação são fundamentais e nós o ajudaremos nisso.

Super Gentil

Um novo conceito em supermercado para Xanxerê e região: mais opções, mais variedades, mais qualidade. Para nós, você é SUPER!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *