Guia fácil: aprenda como fazer degelo

Guia fácil: aprenda como fazer degelo

Quem tem aqueles modelos mais antigos de geladeira sabe como dá trabalho ter que fazer degelo toda hora. Sabendo disso, criamos um material especialmente para quem precisa passar por esse processo periodicamente e tem dúvidas se está fazendo certo ou não.

Primeiro de tudo, a dúvida que muitos têm é sobre a hora certa de fazer o degelo. A resposta é: quando o gelo atingir a uma espessura de 2 cm, já é o momento de fazer o processo.

Para saber como são os próximos passos, acompanhe os tópicos a seguir e veja se o jeito que você faz é mesmo o melhor para a sua geladeira!

Degelo manual

Aqui, o primeiro passo é desligar a geladeira da tomada. Após isso, é preciso retirar todos os alimentos e colocá-los em um recipiente térmico para que não estraguem.

Quando estiver próximo do momento de “degelar” sua geladeira, não compre alimentos que estragam com facilidade, como carnes e frutos do mar, pois você vai precisar deixar a geladeira desligada por um tempo.

Com a geladeira desligada, aguarde que todo o gelo derreta. Quando acabar o degelo, remova a água do aparador e seque-o bem. Aproveite para limpar a geladeira e retirar qualquer tipo de resíduo de alimentos.

Ao final, coloque os alimentos de volta ao congelador e conecte o plugue na tomada. Você terá uma geladeira limpa e pronta para mais um período.

aprenda como fazer degelo

Degelo seco

Diferente do manual, aqui você não vai precisar desligar a geladeira da tomada. Esse tipo de degelo é feito por meio de um botão.

Portanto, pressione o botão “degelo” localizado no controle de temperatura e mantenha a porta da geladeira fechada. Como no manual, retire os alimentos da geladeira e transfira-os para um recipiente térmico.

Durante o degelo, toda a água do congelador escoa para uma bandeja atrás da geladeira. Neste momento você pode ouvir um barulho de água escorrendo, o que é super normal.

A água escoada é evaporada naturalmente da bandeja, sem molhar a cozinha, o que já é uma vantagem e tanto.

Quando terminar o processo, coloque os alimentos de volta ao congelador.

Super dicas!

Existem alguns cuidados para que a geladeira fique mais tempo sem precisar degelar. Um deles é o controle da temperatura.

Não é aconselhável, por exemplo, diminuir demais a temperatura da geladeira se ela não está completamente cheia e em uma estação muito quente.

Evite ficar mexendo no controle de temperatura. O ideal é que ela seja constante e não fazer grandes alterações repentinas.

Outro erro que pode comprometer a sua geladeira é de tentar retirar o gelo com facas e martelos. Não é recomendado fazer isso, pois muitas vezes essa prática estraga a geladeira, além, é claro, de não ser segura.

Da próxima vez que for “degelar” a sua, siga esses passos e veja como o resultado é garantido.

O que você achou dessas super dicas que preparamos para quem ainda não tem uma geladeira frost free, elas te ajudaram? Confira também as dicas que preparamos sobre como fazer uma lista de supermercado em apenas 3 passos!

Super Gentil

Um novo conceito em supermercado para Xanxerê e região: mais opções, mais variedades, mais qualidade. Para nós, você é SUPER!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *