Intolerância à lactose: o que é, sintomas e dicas para a conviver com esse problema

Intolerância à lactose: o que é, sintomas e dicas para a conviver com esse problema

A intolerância à lactose atinge muitas pessoas no mundo inteiro e é um problema sério que merece total cuidado e atenção. Suas complicações, muitas vezes, são consideradas leves e podem até ser confundidas com outros problemas, porém, com o passar do tempo, atrapalham a rotina e o bem-estar de quem convive nessa situação.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, é interessante, primeiramente, conhecer tudo o que envolve a situação. A intolerância é o resultado da falta de uma enzima chamada lactase, produzida no intestino delgado, que tem a finalidade de decompor a lactose – açúcar do leite formado por glicose e a galactose – em moléculas menores como a glicose pura, para que possam ser absorvidos.

Em geral, os sintomas são percebidos como um simples mal-estar, típico de estômago sensível, mas se o incômodo aparecer num período entre meia hora e duas horas após o consumo de laticínio, é interessante procurar um médico.

Principais sintomas

  • Dor abdominal;
  • Náuseas;
  • Desconforto;
  • Diarreia e gases.

O tratamento

O tratamento para este problema consiste na regra básica da prevenção. É interessante evitar leite, derivados e produtos ou alimentos preparados com leite para não ter aqueles desagradáveis sintomas. Para isso, vale ficar atento ao que tem no supermercado já que as indústrias de alimentos, cada vez mais, vêm se adaptando para oferecerem aos consumidores o maior número de produtos sem esse açúcar do leite.

Outra alternativa é experimentar os suplementos da enzima lactase, disponíveis em comprimidos ou tabletes mastigáveis para serem ingeridos junto aos laticínios. Contudo, é importante consultar um médico antes de tomar qualquer medicação.

A reposição de nutrientes

O leite e seus derivados são excelentes fontes de cálcio, por isso, pessoas com intolerância à lactose devem inserir na sua alimentação outros tipos de alimentos para atender essas necessidades nutricionais. Folhas verdes, couve, alface, abobrinha, repolho, brócolis, aipo, mostarda, erva-doce, feijão, ervilhas, salmão, tofu, laranja, amêndoa, sementes de gergelim, melaço e cereais enriquecidos com cálcio são ótimas opções nessa compensação.

Qualquer pessoa pode consumir os produtos zero lactose?

Dentre diversas dietas da moda, não consumir alimentos com glúten e lactose é mais uma daquelas dietas feitas por celebridades e que todo mundo quer fazer, principalmente para auxiliar o emagrecimento.

Assim como os produtos sem glúten são indicados para portadores de doença celíaca, os produtos zero lactose são recomendados somente para as pessoas que realmente tem intolerância à lactose.

Carolina Rodrigues

Nutricionista com especialização em Educação em Diabetes há 22 anos no ramo. Responsável pelos setores de perecíveis da rede de Supermercados Super Gentil no Oeste de Santa Catarina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *