Segundo a literatura, a Ceia de Natal surgiu do antigo costume europeu de deixar as portas das casas abertas no dia de Natal para receber viajantes e peregrinos, e esses, juntamente com a família hospedeira, confraternizavam aquela data tão significativa para os cristãos.
Para essa comemoração não podia faltar muita comida, mesa farta. Essa tradição foi se espalhando pelo mundo e cada região acrescentando uma particularidade local, como, por exemplo, a adição do peru na ceia norte-americana, peculiaridade que logo passou a fazer parte dos costumes de outros países, como no Brasil.
Em cada país, a Ceia de Natal foi adquirindo suas peculiaridades. Na Alemanha, a mesa vai estar repleta de carne de porco e muitos doces como pão de mel e amêndoas torradas. Na Polônia, as ceias de Natal são compostas de peixes acompanhados de vinho branco.
Franceses preferem peru e frutos do mar como as ostras, por isso algumas ceias são montadas na praia. Na África do Sul, também se comemora o natal durante o verão e é comum colocar mesas do lado de fora das casas e saborear a ceia ali mesmo.
Abaixo, você confere quais os alimentos não podem faltar na Ceia de Natal.
- Peru/Leitão: são carnes que estão mais presentes nessa época do ano e são servidas com acompanhamentos e bem decoradas.
- Panetone: uma receita italiana que caiu no gosto mundial. O “Pão do Toni” com suas frutas cristalizadas ganhou variações com chocolate, sorvete e até panetones salgados.
- Nozes e Castanhas: esse costume vem da Europa e da Ásia. São frutos colhidos no final do outono e começo do inverno. Aqui no Brasil, temos a castanha do pará, muito consumida em diversos tipos de pratos.
- Frutas: além de ajudar na decoração da mesa, são extremamente nutritivas e saborosas. As frutas nessa época são melancia, morango, pêssego, ameixas, nectarinas e figos.
- Rabanada: simples de fazer e de um sabor maravilhoso. Pão, leite e ovos são os principais ingredientes. Segundo a tradição espanhola, deve ser consumida com uma taça de vinho.
- Salpicão: prato típico brasileiro. É uma mistura de ingredientes crus e cozidos. As receitas são bem variadas, mas a maioria delas terão a maionese, cenouras, batatas, pimentão de várias cores, carne de frango ou peru, salsão e pimenta, além de frutas como abacaxi, cereja, maçã verde e uva passa.
- Vinho: bebida oficial para as celebrações cristãs, não poderia faltar no Natal.
- Bacalhau: herança portuguesa, sempre acompanha batatas e muuuuito azeite.
- Arroz de Natal: O arroz é um acompanhamento que não pode faltar na ceia natalina. Geralmente ele é feito com uvas passas, mas existem outros tipos, tais como arroz à grega, arroz de forno, arroz com nozes, castanha e caju, etc.
- Farofa: a farofa natalina pode ser variada e repleta de ingredientes, com farinha de mandioca, farinha de milho, pode ser frita na manteiga ou no azeite, com amêndoas, frutas secas, bacon, nozes, etc.
Independente de crença ou costume, o Natal é uma ótima data para reunir familiares e amigos em comemoração com muita alegria.
E você, o que não pode faltar no Natal da sua família? Conte pra gente nos comentários!