O sabor e tradição do pão rústico

O sabor e tradição do pão rústico

Afinal, o que é um pão rústico? Muito provavelmente você já deve ter consumido essa delícia que tem história milenar e ainda traz diversos benefícios para a saúde. Especial, essa opção leva mais tempo de preparo do que outros pães, pois sua fermentação é natural. Neste processo de fermentação um gás é liberado com o movimento do crescimento da massa, como exemplo o kefir e iogurte.   

Dá para acreditar que o pão rústico leva apenas três, isso mesmo, três ingredientes principais? Água, farinha de trigo e levain. É justamente a demora na fermentação e o tipo de fermento natural utilizado no pão rústico que proporciona sua característica singular de textura e sabor.

Que tal fazer o seu pão rústico?

Paciência, essa é a palavra-chave para um receita de qualidade, pois a produção deste pão é demorada e demanda bastante mão de obra. O seu preparo é sem nenhum tipo de conservante ou produto artificialmente, uma produção totalmente artesanal e natural. Preste atenção e mãos na massa (literalmente)!

 

Ingredientes:

  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1/2 xícaras (chá) de água
  • 1/4 colher (chá) de levain
  • 1/4 colheres (chá) de sal
  • Fubá, farinha de trigo ou integral para polvilhar

 

Modo de preparo:

  1. Misture todos os ingredientes secos em uma tigela alta, adicione a água e incorpore levemente com as mãos por 30 segundos a 1 minuto. A massa vai ficar mole mesmo;
  2. Cubra a tigela com plástico filme ou tampa e deixe descansar por 12 a 18 horas em temperatura ambiente;
  3. Retire a massa da tigela e coloque-a sobre uma superfície enfarinhada, dobre-a como um envelope, não amasse, deixe descansar por 15 minutos coberto com plástico filme;
  4. Depois de 15 minutos polvilhe um pano de prato (não felpudo) com fubá ou farinha, faça uma bola com a massa e coloque-a com o lado das dobras para baixo sobre o pano, polvilhe fubá ou farinha sobre a massa;
  5. Cubra com o próprio pano de prato e deixe descansar de 1 a 2 horas em temperatura ambiente ou até dobrar de tamanho;
  6. Cerca de 30 minutos antes de colocar o pão para assar, pré-aqueça o forno a 220-250º e deixe a panela (de ferro, vidro cerâmica ou barro) aquecendo;
  7. Quando a massa estiver pronta, tire cuidadosamente a panela do forno e coloque a massa, tampe e asse por 30 minutos em fogo baixo, destampe e asse mais 15 minutos em fogo alto ou até dourar.

 

Sim, dá trabalho mesmo né? Mas o resultado compensa muito! Que tal provar outras receitas de pães rústicos? É só vir ao Super Gentil, em nossa padaria você encontra as melhores e mais fresquinhas opções.

*Obrigado ao Tudo Gostoso pela receita!

Super Gentil

Um novo conceito em supermercado para Xanxerê e região: mais opções, mais variedades, mais qualidade. Para nós, você é SUPER!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *