5 dicas para aproveitar o tempo em família

5 dicas para aproveitar o tempo em família

O dia a dia corrido somado à distração imediata que a internet oferece é uma combinação que faz parte da realidade atual, atingindo, muitas vezes, o convívio familiar de forma negativa.

Não são poucos os pais que se sentem frustrados por não saberem como agradar seus filhos no pouco tempo livre que lhes resta.

Pensando nisso, criamos um conteúdo especialmente para famílias que querem se divertir juntas mais vezes, dando 5 dicas sobre como aproveitar melhor o tempo.

Confira as dicas e aproveite melhor os momentos com a sua família!

  1. Memórias criam laços mais profundos

O que faz uma pessoa lembrar de um simples fato dentre tantas outras ocasiões, como um dia qualquer na praia, uma palavra dita ou aquele super piquenique em família?

A intensidade dos fatos, somada às emoções, gera memória para a vida toda e são justamente essas lembranças positivas que fortalecem os laços entre as pessoas, independentemente de tempo ou distância.

Esse vínculo é extremamente importante para o desenvolvimento, trazendo maturidade, segurança e inteligência emocional. Conforme o tempo vai passando, o que fica na memória são os momentos inesquecíveis compartilhados, as aventuras, dificuldades superadas e histórias divertidas.

  1. Prioridade é tudo

A receita para não se sentir culpado ou viver com a sensação de que não está aproveitando a sua família é priorizar os momentos com ela acima de todas as coisas.

Claro que todo mundo precisa de um tempo sozinho, mas o convívio com os familiares não pode ficar em último plano. Além de cumprir obrigações profissionais, momentos de lazer com a família também devem ser prioridade, o que demanda uma rotina mais organizada.

  1. O bom humor é o melhor aliado

A qualidade do tempo que se passa com cônjuge e filhos é mais importante do que a quantidade de horas por semana, pois não adianta estar junto e, ao mesmo tempo, estressado, irritando-se facilmente.

Nessas horas, o bom humor é capaz de transformar qualquer programa simples em um super momento.

5 dicas para aproveitar o tempo em família

  1. Diálogo é importante

Para famílias com crianças, adolescentes ou, até mesmo, só de casais, o diálogo é vital para que haja harmonia na convivência.

No caso de pais de adolescentes, é comum a prática de tentar criar situações para conversar, o que não necessariamente traz o efeito desejado.

Ter diálogo não é sentar uma vez a cada 6 meses com os filhos e querer saber sobre a sua vida, nem mesmo perguntar como foi a escola todas as noites.

O diálogo acontece naturalmente em famílias que tenham abertura para as pessoas expressarem o que pensam sem julgamento. Vale destacar que orientar é melhor que julgar. Quanto mais julgamento houver, menos as pessoas vão ser verdadeiras e, assim, um distanciamento tende a ocorrer.

  1. A intimidade é construída

Assim como o diálogo, a intimidade entre uma família é algo construído na experiência. Não conhecemos o gosto das pessoas de um dia para o outro. Por isso, a pressa nesse quesito é a maior inimiga.

Se você percebeu que a sua família está distante e com poucos momentos juntos, transforme essa realidade aos poucos, sem impor ou exigir presença de uma só vez.

Aproveitar o tempo em família requer que todos queiram estar juntos, por isso, respeitar a vontade de cada um é essencial.

Super Gentil

Um novo conceito em supermercado para Xanxerê e região: mais opções, mais variedades, mais qualidade. Para nós, você é SUPER!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *