Superalimentos: as oleaginosas e seus benefícios ao corpo

Superalimentos: as oleaginosas e seus benefícios ao corpo

Cuidar da saúde nunca esteve tão em alta e alguns esforços para manter em forma o organismo e o corpo podem ser mais gostosos e fácis do que você imagina. Longe do que se prega, uma alimentação equilibrada não é restritiva, ela apenas engloba uma mudança de hábitos e, para isso, adicionar alimentos na rotina é necessário.

Você já ouviu falar dos superalimentos?

Eles são alimentos que possuem vitaminas, nutrientes, minerais, carboidratos, gorduras e proteínas que, em seus compostos, ajudam na prevenção ou tratamento de doenças e outras condições do corpo, auxiliando em uma vida mais ativa e saudável.

Um dos superalimentos mais notáveis e alvo de pesquisas constantes são as oleaginosas, que vêm se mostrando cada vez mais benéficas à nossa saúde. Mas, você sabe o que são e quais os benefícios dessas iguarias?

Muito além do peso

As oleaginosas se caracterizam por serem sementes de frutos com um alto teor de gorduras insaturadas, fibras, antioxidantes e proteínas, consumidas in natura. São fontes de vitamina E, vitaminas do complexo B e minerais como potássio, ferro, manganês, zinco, cobre e selênio.

Riquíssimas, elas promovem um corpo blindado contra várias doenças. Analisando diversos estudos sobre o assunto, cientistas associaram o consumo de 28 gramas de oleaginosas a um menor risco de várias condições:

-21% Doença cardiovascular
-07% Derrame
-15% Câncer
-39% Mortalidade por doença respiratória
-52% Mortalidade por diabetes
-35% Mortalidade por males como Alzheimer
-75% Mortalidade por infecções
-73% Mortalidade por problema renal

E todas estas doenças têm em comum os fatores de inflamação e oxidação do corpo humano, que podem ser combatidos pela ação das pequenas sementes.

Adicionando à sua dieta

Castanha de caju, castanha do pará, nozes, pistache, amêndoas, macadâmias, avelãs, e amendoim são algumas das oleaginosas mais conhecidas pelos brasileiros e, adicioná-las à alimentação diária, só tráz benefícios.

Pesquisas apontam que um punhado de mix das “nuts”, como são popularmente chamadas nos Estados Unidos, em torno de 30 g, é o essencial para a ingestão de todos os nutrientes oferecidos.

Porém, você deve prestar atenção em quais consumir, já que apenas duas unidades de castanha do pará são o necessário para absorver todos os seus nutrientes. E uma dieta com quantidades maiores que as 30 g, provavelmente, vai auxiliar no aumento de peso.

Por isso, o acompanhamento de um profissional de nutrição é essencial.

Consumida entre refeições, elas trazem a sensação de saciedade e matam aquela vontade repentina de comer doces! Ter uma porção sempre à mão, seja no escritório, na bolsa e em casa é uma ótima ideia para quando bater aquela fome.

Varie, misture e descubra novos sabores e, o mais importante, faça seu consumo das nuts com frequência! Comer uma vez por mês ou a cada quinze dias não vai trazer grandes mudanças ao seu organismo, é preciso ser constante, assim como é um estilo de vida equilibrado e harmonioso.

Com informações de: Saúde

Super Gentil

Um novo conceito em supermercado para Xanxerê e região: mais opções, mais variedades, mais qualidade. Para nós, você é SUPER!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *