Os benefícios da vitamina C

Os benefícios da vitamina C

Apesar de ser uma crença popular, o poder dessa fruta é comprovadamente muito grande e, se deve principalmente ao fato dela ser rica em vitamina C, um micronutriente com inúmeros benefícios para a saúde humana.

Quem nunca ouviu a recomendação que tomar suco de laranja ajuda a evitar gripes ou resfriados?

Apesar de ser uma crença popular, o poder dessa fruta é comprovadamente muito grande e, se deve principalmente ao fato dela ser rica em vitamina C, um micronutriente com inúmeros benefícios para a saúde humana.

Agindo principalmente no aumento da produção de glóbulos brancos, ou seja, células do sistema imunológico que tem a função de combater microrganismos e estruturas estranhas no corpo, a vitamina C também aumenta os níveis de anticorpos e ajuda a fortalecer o sistema imunológico, deixando nosso corpo menos suscetível a doenças, conforme já diziam os sábios populares!

Outras grandes forças deste micronutriente são o seu importante poder antioxidante, que combate os radicais livres e diminui os riscos de diversas doenças e processos degenerativos associados com a idade, bem como o aumento da biodisponibilidade de ferro de origem vegetal.

A vitamina C e as doenças

#1 Coração

Com base em todos esses benefícios, a vitamina C é considerada uma forte ajudante na diminuição do acúmulo de colesterol nas artérias, prevenindo e combatendo a arteriosclerose, a hipertensão arterial, e o risco de doenças cardiovasculares.

#2 Visão

Sendo também um dos fatores para a prevenção da degeneração da mácula, parte da retina responsável pela percepção de detalhes, este micronutriente ajuda a prevenir problemas de visão em decorrência do envelhecimento.
#3 Pele

A vitamina C evita o envelhecimento da pele por ser essencial para a produção natural de colágeno, uma proteína que proporciona sustentação e firmeza para a pele.

#4 Stress

Este glorioso micronutriente também é essencial para a produção de hormônios de resposta ao estresse, como o cortisol, histamina e norepinefrina. Contribuindo assim, para a melhora do humor através da produção de neurotransmissores como a serotonina, adrenalina, noradrenalina e dopamina.

Sources of Vitamin C - oranges, strawberries, red and green capsicum peppers, dark leafy green, parsley, broccoli, paw paw and kiwi fruit - for healthy diet and slimming program.

A ingestão de vitamina C

Com um IDR (Ingestão Diária Recomendada) de 90mg para homens, 75mg para mulheres acima de 18 anos e 85mg para gestantes acima de 18 anos, o consumo diário de 2 frutas e 1 porção de verduras que sejam fontes de vitamina C é suficiente para se alcançar o necessário ao corpo.

Um copo de suco de laranja (94mg), 2 unidades de tomate (60mg), 1 copo de suco de morango (70mg), 1 unidade de kiwi (75mg) ou 1 fatia média de mamão (78mg) já supre, se não totalmente, grande parte da exigência natural do organismo.

Por fim, transforme sua rotina, a cada alimentação monte um verdadeiro arco-íris em seu prato e conte com todos os benefícios da vitamina C para garantir uma saúde forte e duradoura!

Super Gentil

Um novo conceito em supermercado para Xanxerê e região: mais opções, mais variedades, mais qualidade. Para nós, você é SUPER!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *