Um prato saudável auxilia as pessoas a identificar os ingredientes e as quantidades adequadas para manter uma nutrição correta e balanceada, com a indicação de alimentos os quais as pessoas já estão habituadas no seu dia a dia.
Como montar um prato saudável?
- Imaginariamente, divida o prato em duas partes.
- Em um dos lados, coloque as verduras e legumes (crus ou cozidos), uma porção maior para que se consiga aproveitar melhor os alimentos que contém vitaminas e sais minerais, como, vitamina A, vitamina D, cálcio, ferro, etc. Para temperar essas verduras e legumes, utilize azeite de oliva, ervas aromáticas (orégano, salsa, manjericão) e pouco sal.
- Do outro lado, imagine uma nova divisão ao meio.
- Em uma das partes, coloque os alimentos ricos em carboidratos (arroz, batata, batata doce, macarrão) e na outra parte os alimentos ricos em proteína (carne, feijões e outros grãos).
Qual a importância dos nutrientes na nossa alimentação?
CARBOIDRATOS: principal nutriente e fonte de energia para o corpo, em repouso ou em atividades normais. Alimentos que têm carboidratos: arroz branco, arroz integral, batata inglesa, batata doce, macarrão comum, macarrão integral, biscoitos simples, mandioca, batata salsa, pães comuns, pães integrais.
VITAMINAS E SAIS MINERAIS: são dois grupos de nutrientes que auxiliarão a manter os cabelos, as unhas e a pele saudáveis, além de ajudar no equilíbrio dos líquidos no nosso organismo e na formação e manutenção dos ossos. Alimentos que têm vitaminas e sais minerais: alface, agrião, rúcula, cenoura, beterraba, couve, brócolis, berinjela, repolho, entre outros.
PROTEÍNAS: é o nutriente que irá contribuir para o fortalecimento dos músculos, nos hormônios de crescimento, reconstrução dos tecidos, formação de anticorpos. Alimentos que têm proteína: leite, queijos, carnes, grãos (feijões, lentilha, ervilha, grão de bico).
GORDURAS: esse nutriente sempre é visto como vilão, mas a gordura “boa” tem um papel importante para o transporte de vitaminas, proteção para os órgãos do organismo, isolamento térmico. Alimentos que têm gordura poli e monoinsaturadas: salmão, atum fresco, sardinha fresca, óleos vegetais (soja, canola, milho, girassol), azeite de oliva, nozes, castanhas, amêndoas, avelã e abacate.
ÁGUA: 60% do nosso corpo é constituído de água, por isso a importância de ingerir 2,5 L de água por dia. Ela possui um papel fundamental para o transporte de substâncias, eliminar toxinas do nosso corpo, além da regulação da temperatura corporal. A sede é o primeiro sintoma de desidratação do nosso organismo.
A alimentação saudável é recomendada para todos, porém é preciso levar em conta as particularidades e preferências de cada pessoa. Por isso, consulte seu médico e sua nutricionista para saber o que é melhor para você.
Confira também: 9 perguntas sobre o glúten para você tirar todas as suas dúvidas.