Quem nunca teve aquela noite de sono mal dormida? Atualmente, muitas pessoas sofrem com a chamada insônia; algumas conseguem identificar o problema, outras, porém, convivem com a dificuldade, sem nunca imaginar que a alimentação pode ser a causa do incômodo.
Aqueles que têm uma alimentação saudável, praticam exercícios físicos regularmente e ainda contam com uma disciplina de horários para dormir, certamente, têm boas noites de descanso. No entanto, quem não segue nenhuma dessas práticas, principalmente no que diz respeito ao cardápio, tendem a sofrer sérias consequências.
Isso porque em nossa alimentação temos um aminoácido, chamado triptófano, que auxilia (e muito) na produção de um neurotransmissor, chamado serotonina, e de um hormônio, chamado melatonina, que auxiliam no relaxamento do corpo na hora de dormir.
Conheça, abaixo, alguns dos alimentos ricos em triptófano e que ajudam você a ter uma noite de sono mais tranquila.
- Carnes brancas: frango e peixes;
- Laticínios: leites, iogurte e queijos;
- Grãos: feijão marrom, feijão preto, ervilhas, amendoim;
- Frutas oleaginosas: nozes, amêndoas, castanha de caju.
Além disso, a ingestão de algumas bebidas, como leite morno, chocolate quente, chá de ervas e, porque não, uma taça de vinho, minutos antes de dormir, ajudam a aquecer o corpo e a relaxar.
Porém, é importante ainda observar alguns outros fatores para dormir melhor:
- Respeite o seu relógio biológico;
- Tenha uma rotina para preparar seu corpo antes de dormir;
- Evite utilizar aparelhos eletrônicos (televisão, celular, tablets) duas horas antes de dormir;
- Não tome banhos muito quentes;
- Evite dormir depois de uma alimentação farta;
- Não leve as preocupações para a cama.
Também evite consumir antes de dormir itens como café, açúcar e álcool.
Por fim, lembre-se de que, segundo especialistas, o ideal é dormir oito horas por noite, mas como esse número varia de uma pessoa para outra, o importante mesmo está na qualidade desse sono.