Se você usa a bicicleta como meio de transporte, atividade esportiva ou diversão, tem que cuidar da alimentação antes de pedalar. Trata-se de um exercício que requer muita energia, portanto a refeição que antecede deve ser rica em carboidrato, principal fonte de energia do nosso corpo.
Uma alimentação equilibrada irá ajudar no desempenho da atividade. Lembre-se de que o que deve prevalecer é a qualidade dos alimentos e não a quantidade: se o estômago estiver muito cheio, você certamente sentirá desconforto abdominal.
É importante o acompanhamento de um profissional nutricionista para planejar a alimentação individualizada, com necessidades diárias de nutrientes e preferências alimentares, mas, para te ajudar, separamos algumas orientações. Continue a leitura!
Se você prefere pedalar nas primeiras horas do dia, os alimentos do café da manhã irão preparar o organismo depois de um jejum prolongado. Os carboidratos complexos (pães e biscoitos integrais, cereais integrais) são digeridos e absorvidos lentamente evitando aumento rápido da glicose no sangue e mantendo essa energia por mais tempo no organismo.
A frutose (açúcar das frutas) também é uma boa opção para fornecer energia rapidamente, além de possuir digestão rápida.
Evitar o excesso de alimentos ricos em fibras, proteínas e gorduras para não causar desconforto gástrico e/ou intestinal também é importante. Opte por aqueles com menor teor de gordura, como leite desnatado, iogurte desnatado, queijos magros como ricota e cottage.
Confira uma lista de alimentos indicados para serem consumidos antes de pedaladas matinais:
– Pão Integral
– Biscoitos integrais
– Cereais integrais
– Maçã
– Banana
– Morango
– Beterraba
– Iogurte
– Macarrão integral
– Batata doce
– Açaí
– Suco de frutas
Caso os treinos sejam muito longos, com mais de uma hora de duração, recomenda-se a ingestão de um repositor de energia, geralmente, alimentos com alta concentração de carboidratos simples: rapaduras, suplementos de carboidrato e alguns sucos de frutas. Além disso, é importante ficar atento à hidratação, consumindo 200 ml de água a cada meia hora de exercício.
A alimentação para os treinos que acontecerem em outros horários do dia também precisam de uma atenção especial para não prejudicar seu desempenho, afinal a atividade também deve ser prazerosa e divertida.