Antioxidantes são moléculas capazes de retardar ou impedir o dano oxidativo, processo causado por substâncias chamadas radicais livres, que podem levar à disfunção das células e ao aparecimento de problemas como doenças cardíacas, diabetes e câncer.
Qual a função dos antioxidantes?
A função dos antioxidantes é bloquear as reações de oxidação e oferecer proteção às membranas e outras partes das células, ou seja, os antioxidantes são capazes de regular a quantidade dos radicais livres no organismo.
O que são radicais livres?
Os radicais livres (agentes oxidantes) são moléculas que, por não possuírem um número par de elétrons na última camada eletrônica, são altamente instáveis, estão sempre em busca de outras células saudáveis, como as células de proteínas, lipídios e DNA.
Como os antioxidantes agem em nosso organismo?
Os antioxidantes atuam de duas formas sob os radicais livres:
1. Inibindo sua formação – está relacionado à inibição de reações em cadeia que envolve sua formação;
2. Reparando as lesões já causadas – remove as células danificadas, seguida da reconstituição das membranas celulares.
Quais alimentos possuem antioxidantes?
Frutas, legumes, hortaliças e cereais integrais são exemplos de alimentos ricos em antioxidantes. Confira em quais deles você pode encontrá-los:
Betacaroteno: presente em alimentos de cor amarela e laranja e vegetais verdes escuros, como mamão, cenoura, abóboras, mangas, pêssegos, espinafre, couve, chicória, agrião.
Vitamina C: presente principalmente em frutas cítricas como laranja, limão, abacaxi.
Vitamina E: presente em grãos e sementes oleaginosas, como gérmen de trigo, sementes de girassol, nozes, amêndoas e avelãs. Também pode ser encontrado em couve, abacate, alface, espinafre, carnes magras, laticínios e óleos vegetais.
Flavonóides: encontrado em sucos de uva e vinhos tintos, morangos, nozes e soja.
Catequinas: presente principalmente em chás, como o chá verde ou o chá preto.
Carotenóides e Vitamina A: os carotenóides são encontrados em legumes e frutas de cor laranja e vermelha. Eles são precedentes da vitamina A, encontrada nas mesmas fontes que os carotenóides e também em alimentos de origem animal.
Licopeno: presente em alimentos avermelhados, como o tomate, a melancia e a goiaba.
Consulte sempre um nutricionista para a indicação adequada do consumo de antioxidantes, através de uma alimentação variada, que vise a manutenção da saúde do seu organismo. Na quantidade correta esses alimentos podem ser utilizados como auxiliadores na prevenção e no tratamento de várias doenças, mas não podem substituir medicamentos ou outros tratamentos indicados por um médico.