O consumo de carne no Brasil e no mundo é gigantesco. Com uma taxa de crescimento de 0,6% ao ano para a próxima década, espera-se que estes números cresçam consideravelmente entre os brasileiros. A expectativa para 2021 é que o consumo de carne bovina no país ultrapasse as 8 milhões de toneladas.
É, de fato, um super consumo de carne bovina e você precisa estar preparado para oferecer as melhores opções no seu churrasco, não é mesmo? Cada corte tem um sabor especial e uma forma de preparo. Existem pessoas que só consomem determinados tipos de corte e que são bastante criteriosos quanto a isso.
Oferecer o corte errado, pode estragar com o almoço em família e a sua imagem como churrasqueiro ficará associada a um momento ruim.
Como cortar a carne da maneira certa?
Para extrair o melhor de cada corte, pode ser necessário usar algumas estratégias simples. Por exemplo, com o corte certo, você pode deixar uma carne mais macia ou mais dura. O mais importante é conseguir o corte ideal já no momento antes do preparo.
Existem algumas premissas que a maioria já sabe: sempre corte contra as fibras, isso deixa a carne mais macia. É importante também ter uma faca adequada para facilitar o corte, de preferência, que seja perpendicular. Assim, fica mais fácil também de mastigar os pedaços.
Como preparar os cortes de carne?
Bom, cada tipo de carne exige um preparo diferenciado, fazendo a carne ficar mais macia e saborosa. Veja abaixo algumas dicas.
Coxão duro
O nome não é por acaso. Por ser um tipo de corte com uma grande quantidade de fibras e pela gordura ficar mais na parte externa da carne, o coxão duro é um corte mais rígido. É ideal para pratos como carne de panela, que precisam de um cozimento mais demorado.
Picanha
A carne mais pedida nos churrascos. Estamos falando de uma carne nobre e que possui uma bela camada de gordura que muita gente ama. É um corte bastante saboroso e que, além de ser utilizada no churrasco, também pode ser preparado na grelha ou assada.
Contrafilé
É um tipo de carne que possui um sabor mais forte e marcante e, pelo fato de a gordura ficar na parte lateral, é ideal para pratos mais suculentos como estrogonofe, pratos grelhados e assados. Se for colocar o contrafilé na churrasqueira, o ideal é cortá-lo em tiras.
Patinho
Podemos considerá-la a carne dos praticantes de exercícios. É uma carne bem magra e muito utilizada para fazer pratos como ensopados, hambúrgueres e almôndegas. Também é indicada para fazer bifes.
Alcatra
Tem um excelente custo-benefício e, justamente por isso, é um dos cortes mais procurados pelo consumidor. Ele possui um baixo teor de gordura e, pensando nisso, é preciso ter cuidado na hora do preparo para que ela não acabe ficando muito seca e rígida. O ideal é fazer cortes mais grossos e prepará-la na grelha ou churrasqueira.
Acém
É um tipo de carne bem versátil já que pode ser utilizado em diversos pratos como carne de panela, recheadas, ensopados, picadinhos e outros do tipo. É muito utilizado também na forma moída.
Quer aprender como fazer pratos deliciosos? Então, assine a nossa newsletter para receber nossos últimos conteúdos!