Como cozinhar verduras e legumes sem perder o valor nutricional

Como cozinhar verduras e legumes sem perder o valor nutricional

Legumes e verduras devem fazer parte da alimentação diária, pois representam as principais fontes de vitaminas e nutrientes importantes para o corpo. No entanto, nem todo mundo sabe como cozinhar legumes e verduras de forma que fiquem saborosos e mantenham o valor nutritivo.

Sabendo disso, criamos um post especialmente sobre esse assunto. Aqui, nós vamos mostrar as melhores maneiras de cozinhar esses alimentos, valorizando textura, cor, sabor e propriedade de cada um deles.

Use menos água para o cozimento

As vitaminas do Complexo B e a vitamina C perdem seu potencial quando em contato com água quente. Ao mesmo tempo, existem substâncias em certos legumes e verduras que atrapalham a absorção de nutrientes (os antinutrientes) e que só são eliminados no cozimento.

Diante disso, em muitos casos, é melhor o caminho do meio: cozinhar os alimentos, mas com pouca água.

Em vez de colocar os vegetais em uma panela cheia de água fervente e descartá-la depois do cozimento, é melhor colocar a água aos poucos até o alimento cozinhar. Assim, além de acompanhar o ponto certo de cada vegetal, a água evapora mais rápido, diminuindo o tempo de contato e parte dos nutrientes são reabsorvidos.

É possível evitar esse contato entre o alimento e a água, optando pelo cozimento a vapor.

Refogue pelo tempo suficiente

Além de fazer os vegetais na água ou no vapor, que são meios muito indicados, existe também uma forma super comum na cozinha do brasileiro, o refogado.

Para refogar legumes e verduras amenizando a perda de nutrientes, é preciso respeitar o tempo de cada vegetal.

Após colocar a gordura na panela, de preferência uma gordura saudável e em pouca quantidade, é só adicionar os temperos a gosto, esperar aquecer e colocar os vegetais.

Abobrinha, brócolis, couve-flor, aspargos… É possível fazer muitos alimentos dessa forma, mas o ideal é não deixar por muito tempo. Uma dica é observar a cor e a textura.

Os alimentos devem estar com cores vivas e macios, mas sem perder a sua consistência original.  

Aproveite a casca sempre que possível

Muitos profissionais da área falam sobre o valor nutricional das cascas de alimentos, mas ainda assim algumas pessoas preferem descascar por não saberem como cozinhar verduras e legumes com casca.

No entanto, além de serem ricas e vitaminas, as cascas podem ficar muito saborosas se assadas no forno junto com os legumes. As batatas, atualmente, são as que mais vemos feitas dessa forma, mas é possível estender o hábito para cenouras, batata-doce e até a beterraba.

Vale ressaltar que existem cuidados relacionados ao consumo de legumes e verduras, principalmente no que diz respeito aos agrotóxicos.

Especialistas indicam optar por alimentos da época, além de lavá-los em água corrente, deixá-los de molho em uma mistura de água e vinagre e, finalmente, preferi-los cozidos. Dessa forma, é possível consumi-los com mais segurança.

Com essas dicas, você pode fazer receitas super gostosas e variar as formas de cozinhar legumes e verduras. Assim, além de cuidar da saúde, seu cardápio vai ficar sempre colorido e cheio de sabor!

Super Gentil

Um novo conceito em supermercado para Xanxerê e região: mais opções, mais variedades, mais qualidade. Para nós, você é SUPER!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *