Modelos e estilos: conheça o copo para cada tipo de cerveja

Modelos e estilos: conheça o copo para cada tipo de cerveja

A cerveja é, junto do samba e futebol, uma das maiores paixões dos brasileiros. Não há nada melhor do que reunir os amigos e familiares e bater um papo descontraído acompanhado por uma cerveja gelada e tira-gostos deliciosos.

Tudo bem que nada vai acontecer se você tomar uma Ale Belga em copo de Pilsen, você pode até não perceber, mas tomar a cerveja no copo ideal pode tornar a experiência melhor ainda. O tipo de copo influencia na apresentação da cerveja, formação de espuma e liberação do aroma. Resumindo, cada detalhe vai deixar o momento de degustar a cerveja mais especial e prazeroso.

Para te ajudar a entender melhor como funciona, criamos um post com o copo para cada tipo de cerveja. Confira abaixo os mais comuns:

Lager

Um dos copos mais populares no Brasil, Lager destaca a transparência e a efervescência da cerveja, sendo ideal para a Pilsen. Ele possui a boca levemente fechada para concentrar a espuma da cerveja.

Pilsen

Popularmente conhecido como tulipa, esse copo também favorece a pilsen. Sua boca aberta sustenta o colarinho e direciona os aromas de lúpulo para o nariz, além de facilitar a formação de um creme.

Pint

Conhecido como Becker, é famoso nos pubs ingleses e irlandeses. Seu design foi criado especialmente para as cervejas Bitter e Stouts, comportando grandes quantidades de cerveja. Possui a base mais estreita que a boca e um alargamento logo abaixo da abertura. Seu nome é uma unidade de medida.

Cálice

Também conhecido como Goblet, esses copos foram concebidos para ter um lindo design e manter a espuma íntegra, além de ressaltar o aroma da cerveja. Os tipos de cerveja mais indicados são Dubbel, Tripel e Quadrupel.

Weizen

Ideal para cervejas tipo Weiss, de trigo. Seu formato permite admirar o corpo e a cor da cerveja, assim como a expansão do creme. É considerado um copo alto, que possibilita que todo o conteúdo de garrafas de 500 ml seja colocado no copo.

Mass

De origem alemã, essa caneca de 1 litro é perfeita para quem deseja brindar a cada momento. Também é chamado de Seidel.

Tipos-e-estilos-conheca-o-copo-para-cada-tipo-de-cerveja/2

Snifter

Ideal para cervejas fortes, como imperial stouts e double bocks, o estreitamento no topo do copo ajuda a reter o buquê, enquanto a base larga e arredondada pode ser tomada nas mãos com o propósito de transferir o calor e volatizar aromas.

Flauta

Em forma de flauta, esse tipo de copo normalmente é usado para beber espumantes e champagnes, mas também servem para cervejas do tipo Faro, Lambic, Gueuze ou as champenoises, como a brasileira Lust ou a belga Deus. Seu formato possibilita que o creme demore para se dissipar, ajudando a manter as qualidades da cerveja intactas.

Tumbler

Copo usado para as cervejas do tipo witbier, como a Hoegaarden. Essas cervejas não formam muito creme, por isso o copo não precisa ter boca fechada. São robustos, pesados, e dificilmente se quebram, por isso muitas vezes são indicados para bares.

Aprendeu como usar o copo para cada tipo de cerveja? Se gostou do nosso texto, compartilhe com os amigos em suas redes sociais.

 

Super Gentil

Um novo conceito em supermercado para Xanxerê e região: mais opções, mais variedades, mais qualidade. Para nós, você é SUPER!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *