7 truques práticos para mandar bem na cozinha

7 truques práticos para mandar bem na cozinha

Comer é um dos grandes prazeres da vida. Mas saber cozinhar com excelência é uma arte! Por isso, algumas pessoas até dizem que um bom cozinheiro deve ter proximidade com a cozinha da mesma forma que um pintor tem com a tela. E a sensação entre pintar e cozinhar é praticamente a mesma: a gente relaxa, presta atenção em cada detalhe e busca equilibrar ingredientes.

Na realidade, por mais que você não tenha tanta intimidade assim, executar bons pratos não precisa se tornar um desafio tão grande. Existem algumas técnicas simples que podem te ajudar nisso. Se você deseja aprimorar o delicioso hábito de cozinhar, confira agora 7 truques para uma cozinha mais prática.

#1 – Ponto perfeito da massa

A quantidade de água usada é fundamental para que o macarrão fique no ponto certo. O ideal é usar 1 litro para cada 100 gramas do produto, cozinhando sempre em uma panela grande e em fogo alto. A água deve estar fervendo antes de colocar a massa dentro da panela.

Outra dica é mexer o macarrão diversas vezes durante o tempo de cozimento. Com isso, o macarrão vai ficando soltinho.

#2 – Se você errou no sal, a batata pode te ajudar

Uma das grandes decepções na cozinha acontece quando erramos a mão no sal e a receita vai, às vezes de forma literal, por água abaixo. A boa notícia é que existe uma maneira bastante simples de consertar esse erro.

Basta colocar meia batata descascada crua na panela e deixá-la por alguns minutos para puxar o excesso de sal.

#3 – Faça um molho elaborado

Muitas vezes, as pessoas usam apenas o molho de tomate nas refeições por sua praticidade durante a preparação. Se você quer aprender alguns truques para uma cozinha mais práticas, precisa compreender que fazer a base de um único molho ajuda a tornar todos os outros mais fáceis.

O segredo é sempre adicionar um pouco da água usada no cozimento da massa para aumentar a cremosidade e o sabor do molho.

#4 – Arroz queimado

Essa situação é bem comum na cozinha. Você está preparando o arroz, resolveu mexer no celular e quando voltou, pronto: o arroz ficou queimado! Não precisa se preocupar, pois existe uma solução certeira para esse caso.

O que você precisa fazer é pegar a metade de uma cebola e colocar no meio do arroz para tirar o gosto.

#5 – Exagerou na pimenta

Você ama tanto uma comida apimentada que até se empolgou e acabou exagerando ao colocar a pimenta no prato? É possível usar um truque excelente para resolver esse problema, mas que depende da receita.

Acrescente leite, creme de leite ou algum queijo para cortar o efeito picante, já que os elementos dos laticínios possuem essa função.

#6 – O que fazer com o bolo que não ficou perfeito

Se o bolo ficou embatumado, realmente é preciso fazer outra receita. Mas, se na hora de desenformá-lo, ele acabou despedaçando, não precisa se preocupar. A dica é simples e super prática.

Espere o bolo esfriar e use uma calda ou creme para disfarçar as imperfeições e remendar os pedacinhos.

#7 – Molho branco empelotado

O molho branco, também conhecido como bechamel, é considerado um dos campeões em passar do ponto. Faça da seguinte maneira: cozinhe a farinha na manteiga e adicione os temperos e o leite. Um dos segredos é adicionar o leite aos poucos, mexendo sempre, para não empelotar o molho.

Aprendeu alguns truques práticos para ser um craque na cozinha? Aproveite para passar no Super Gentil mais perto de sua casa e compre os ingredientes com os melhores preços para começar a praticar seus dotes culinários!

 

 

Super Gentil

Um novo conceito em supermercado para Xanxerê e região: mais opções, mais variedades, mais qualidade. Para nós, você é SUPER!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *