3 super receitas de molho para você inovar no cardápio

3 super receitas de molho para você inovar no cardápio

Os molhos são extremamente importantes para acompanhar os pratos: além de acrescentar ainda mais sabor aos preparos, eles ainda ajudam a umedecer os alimentos.

A importância do molho é tão grande que dentro da cozinha existe o Saucier (profissional exclusivamente responsável pela preparação dos molhos). Os molhos acompanham, na maioria das vezes, as carnes, massas, aves, pescados e legumes secos, ou quando se pretende modificar o sabor de um alimento.

Segundo historiadores, a invenção do molho foi há 5.000 anos a.C, quando os indo-paquistaneses usavam molho curry para conservar os alimentos, assim como os chineses usavam o caldo de gengibre. Mas a invenção e o uso certo do molho teve o seu primeiro registo há cerca de 500 anos a.C, por um cozinheiro grego chamado Sicanus Lebdacus, que ganhou a fama por toda a Europa como o inventor do molho, após descobrir uma maneira de eliminar o mau cheiro dos alimentos estocados na cozinha.

Certamente, os molhos já fazem parte do seu dia a dia, mas aprender novos preparos é sempre interessante para tornar o cardápio ainda mais saboroso. Pensando nisso, selecionamos três receitas de molhos diferentes para você. Confira!

Molho Chasseur

Ingredientes

100 g de manteiga, metade gelada e picada
200 g de cogumelo cortado em fatias finas
40 g de echalota (mini cebolinhas brancas) picada
400 ml de vinho branco seco
400 ml de caldo de carne
1 colher (sopa) de salsa picada
1 colher (chá) de estragão picado
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Derreta em uma panela a manteiga que não está gelada, junte o cogumelo e cozinhe em fogo médio por um minuto. Adicione a echalota e cozinhe por mais um minuto, tomando cuidado para não deixar dourar. Coloque a mistura de cogumelo e echalota em uma peneira fina para escorrer a manteiga, depois devolva à panela.

Acrescente o vinho branco e deixe ferver em fogo médio até reduzir pela metade. Adicione o caldo de carne e cozinhe em fogo baixo entre 10 e 15 minutos, até o molho reduzir e engrossar o suficiente para recobrir as costas de uma colher. Tire a panela do fogo e junte a manteiga restante
aos poucos, mexendo com um batedor, e as ervas picadas. Tempere com sal e pimenta a gosto.

Rendimento: 8 porções

Molho Pesto de Manjericão

Ingredientes

2 maços de manjericão
100 ml de azeite
30 g de parmesão
20 g de pinolis
10 g de nozes
1 dente de alho
Sal grosso e pimenta-do-reino moída na hora

Modo de preparo

Torre os pinolis numa frigideira antiaderente e seca, mexendo sempre. Limpe as folhas de manjericão com um pano úmido e coloque no processador com os pinolis, as nozes, o alho, o sal grosso e a pimenta-do- reino. Processe rapidamente e acrescente no final o parmesão ralado na hora e o azeite em fio.

Rendimento: 6 porções

Pesto

Molho de Mostarda e Café

Ingredientes

4 bifes de contra filé
1 colher (sobremesa) de café solúvel
4 dentes de alho com casca
1 colher (sobremesa) de mostarda com sementes
2 colheres (sopa) de maionese
1 fio de azeite para fritar o bife
Manteiga a gosto

Modo de preparo

Derreta a manteiga no azeite com os dentes de alho amassados. Frite um bife de cada vez, salgando no final da fritura e reserve. Na mesma frigideira, aproveitando o suco remanescente da fritura, coloque a maionese e misture. Acrescente o café e misture bem.

Adicione a mostarda, aqueça e acerte o sal. Sirva por cima dos bifes ou coloque os bifes de volta na frigideira só para aquecê-los.

molho de mostarda e café

E aí, o que achou das nossas dicas? Deixe seu comentário aqui embaixo pra gente!

Super Gentil

Um novo conceito em supermercado para Xanxerê e região: mais opções, mais variedades, mais qualidade. Para nós, você é SUPER!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *