Saindo do aperto: como fazer seu orçamento familiar

Saindo do aperto: como fazer seu orçamento familiar

O orçamento doméstico é a prática de analisar frequentemente a renda do grupo familiar juntamente com os todos os gastos da casa, mas, na maioria das vezes, é só quando a situação aperta no bolso que ele entra em pauta.

A disciplina e o comprometimento com os ganhos e gastos são a base do orçamento familiar. Por isso, separamos alguns tópicos sobre o assunto para ajudá-lo na missão de montar um planejamento financeiro doméstico eficiente. Confira!

Na ponta do lápis

Para início de conversa, você deve criar o seu relatório de gastos mensais! Como fazer isso? Anotando todas as despesas da casa: contas de água, luz e até a pizza do final de semana. Lembre-se de que tudo deve ser registrado para gerar um relatório preciso.

Em seguida, separe todos os gastos em duas categorias:

  • Despesas fixas: são as despesas necessárias e mensais da casa, tais como aluguel, estudos, supermercado, seguro do carro, gasolina, conta de luz, telefone, TV a cabo, internet, etc. Podem ser reduzidas, mas a maioria não pode ser cortada da lista.
  • Despesas excedentes: roupas, fast foods, enfeites para a casa, maquiagem, brinquedos para as crianças, etc. Nessa categoria vão todos os consumos que possam haver, mas que não são fixos mensalmente. As despesas excedentes são mais facilmente reduzidas e cortadas do que as fixas.

Preste atenção: o total das despesas fixas não pode ultrapassar 50% da sua renda mensal. Do contrário, as chances de você estar levando um estilo de vida fora do seu padrão são grandes! Dívidas e imprevistos podem ser um imenso empecilho nessa altura.

Reduzindo gastos

Agora que você sabe quais são suas despesas, é hora de priorizá-las e reduzi-las, percebendo de forma consciente para onde vai seu dinheiro. Para que o mês finalize no verde, alguns ajustes podem ser necessários, tais como cortar gastos e despesas desnecessárias, trocar o pacote de TV a cabo, ser mais consciente com a luz dentro de casa e até cortar a pizza do final de semana, que pode parecer inofensiva, mas ocupa uma parte significante do orçamento no final do mês.

Compras no mercado só com lista de compras, contendo, inclusive, as “besteiras” da casa, como chocolates, bolachas, etc. Roupas e sapatos se não forem necessários, devem ser evitados.

Além disso, separar uma parte da renda mensal para uma poupança ou investimentos aplicáveis de fácil retirada, tais como Títulos do Tesouro, são essenciais para se ter uma reserva para imprevistos e metas futuras.

Projetos a alcançar

Tem metas a alcançar como viagens, a casa própria ou a faculdade para as crianças? Preparar-se para isso é a garantia de conseguir realizar tais projetos! Pesquise sobre seu desejo, coloque tudo no papel e estabeleça metas de curto e longo prazo!
Quanto mais preciso for o orçamento, melhor será a captação de recursos para que isso aconteça!

Foco na meta

Para fugir de uma crise financeira em casa, seja honesto em todos os cálculos e anotações e faça concessões. Os primeiros meses, provavelmente, serão apertados e depois de pagar todas as contas é possível que não sobre mais nada no bolso, mas logo a situação se estabilizará! É através do planejamento e organização das contas da casa que o sufoco pode se transformar em oportunidades.

Super Gentil

Um novo conceito em supermercado para Xanxerê e região: mais opções, mais variedades, mais qualidade. Para nós, você é SUPER!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *