Todo mundo sabe do valor que as frutas, folhas, verduras e legumes têm para a alimentação, por isso a importância de inserir saladas variadas no cardápio. Porém, tão importante quanto comê-las é fazer a higienização correta dos alimentos. Você sabe como lavar a salada corretamente? Nós vamos ensinar!
Não é preciso muito, pois traremos aqui receitas caseiras para lavar os alimentos e eliminar resíduos de sujeira e outros microorganismos. Vale a pena conferir essas dicas e proteger a saúde da sua família!
Cuidados antes de lavar os alimentos
Um hábito comum de muitas pessoas é de lavar os vegetais antes de colocá-los na geladeira. Mas será que essa maneira está correta?
Na verdade, esse hábito não é benéfico, pois os vegetais absorvem bactérias e qualquer contaminação do ambiente se estiverem na mesma temperatura da água. Por isso, é necessário que eles fique pelo menos duas horas antes na geladeira em recipientes limpos antes de serem lavados.
A melhor maneira de lavar os vegetais
O vinagre é uma das principais substância utilizadas para higienizar vegetais e de fato é indicado para isso.
Duas colheres de sopa de vinagre para cada litro de água filtrada é a mistura ideal para deixar os vegetais de molho por aproximadamente 30 minutos. Diferente do que se pode imaginar, o vinagre não mata larvas e microorganismos que possam estar nas frutas, verduras e folhas, mas facilita que elas soltem.
Portanto, depois de deixar de molho, é preciso passar os vegetais em água corrente.
Outras substâncias que podem substituir o vinagre
Falamos aqui da lavagem com vinagre e água corrente, porém, existem outras substâncias que podem fazer esse mesmo papel. Limão, água sanitária e iodo são também recomendados para a higienização de vegetais.
Com o limão, corte 1 limão inteiro em 4 partes, esprema bem para retirar todo o suco e dilua em uma bacia com 1 litro de água. Para alimentos delicados como alface e outras folhas, deixe agir por 5 minutos. Para os mais resistentes como as batatas, deixe de 10 a 15 minutos.
No caso da água sanitária, que é uma solução bastante eficaz, basta colocar uma colher de chá da substância em 1 litro de água e deixar agir por cerca de 15 minutos nos vegetais de molho e lave em água corrente.
Finalmente, com o iodo, coloque 5 ml da composição em 1 litro de água e deixe alimentos com cascas mais grossas de molho por 1 hora. Aqui, você estará eliminando também o excesso de agrotóxico dos alimentos.
Regras para o armazenamento correto
Armazenar os vegetais em locais limpos e adequados também faz parte da higienização. Além de garantir que não tenham contato com sujeira, o armazenamento correto evita que o alimento estrague antes do tempo.
A temperatura é um fator que tem grande influência na durabilidade dos vegetais. Após todo o processo ensinado nos tópicos anteriores, é preciso secar as verduras e colocá-las na geladeira em uma temperatura média de 10ºC, dentro da gaveta na parte inferior.
É necessário ter um cuidado maior com as hortaliças, garantindo que não entrem em contato com temperaturas extremas.
Gostou dessas dicas de como lavar a salada? Siga todos os passos e garanta um consumo de vegetais seguro para a sua família, aproveitando seus nutrientes e sabores!