Descubra o que é alimentação intuitiva e como funciona

Descubra o que é alimentação intuitiva e como funciona

Se você está sempre pesquisando por uma alimentação saudável e nutritiva, provavelmente já se deparou com o termo “alimentação intuitiva”.

Mas afinal de contas, o que é alimentação intuitiva? Vale a pena investir nesse tipo de alimentação para a sua vida? Se você tem muitas perguntas e ainda não encontrou nenhuma resposta, confira o nosso post sobre alimentação intuitiva e tudo o que você precisa saber.

O que é alimentação intuitiva?

Alimentação intuitiva, também conhecida como alimentação consciente, é uma filosofia de comer de acordo com os sinais que o corpo transmite. O ato de comer vai além de saciar a fome, já que envolve prazer, satisfações e até mesmo relações sociais, como um jantar, por exemplo.

Com essa concepção, a alimentação intuitiva tem como base o desapego das dietas restritivas que punem o corpo devido à falta de vitaminas e nutrientes, além de serem desgastantes para a saúde mental. Resumindo, é o oposto da alimentação tradicional e das dietas.

A ideia da alimentação nutritiva é não impor diretrizes sobre o que comer, quando comer ou o que evitar. Ou seja, você come quando está com fome e para de comer quando está satisfeito.

Como funciona a alimentação nutritiva?

De forma lógica e intuitiva, esse estilo de comer promove que o seu corpo é quem manda. Se você confia nas dietas de internet, provavelmente o seu corpo e sua intuição necessitam de outra coisa. É preciso confiar no corpo e nos sinais que ele envia sobre o que é fome física e fome emocional:

Fome física – Desejo biológico que seu corpo precisa de nutrientes. Possui sinais diferentes, como um estômago roncando, fadiga ou irritabilidade.

 

Beautiful Asian healthy girl with orange and clock isolated on white background.

 

Fome emocional – A necessidade emocional é quem manda. Solidão, tédio e tristeza são sentimentos que podem criar a vontade de comer.

 

Beautiful girl is looking at unhealthy donut with appetite. It is situated on a table. Isolated on a white background

 

Os 10 princípios da alimentação intuitiva

1. Rejeite a dieta – Não existe uma dieta milagrosa para você.
2. Respeite sua fome – Não renegue a fome.
3. Faça as pazes com os alimentos – Comer alimentos é uma forma de nutrir seu corpo.
4. Respeite a sua saciedade – Seu corpo envia sinais de quando está satisfeito. Por isso, ouça os sinais.
5. Descubra o fator de satisfação – Sua experiência de comer deve ser agradável. Come lentamente e aprecie a comida.
6. Respeite seus sentimentos sem usar o alimento – Encontre outras maneiras de lidar com seus sentimentos ao invés de “descontar” na alimentação. Dê uma volta, leia um livro, faça um passeio.
7. Respeite seu corpo – Reconheça a beleza do seu corpo, ao invés de criticá-lo.
8. Respeite sua saúde – Você deve comer algo saudável que te faça sentir bem.
9. Faça exercícios com prazer – Encontre os exercícios que te dão prazer.
10. Nada de se policiar – Deixe o “peso na consciência” de lado. Nada de se sentir mal porque comeu um chocolate.

 

Fish dish

Os benefícios da alimentação intuitiva

Diversas pesquisas sobre o tema vêm sendo feitas cada vez mais, principalmente em mulheres, já que elas são as maiores adeptas da alimentação intuitiva. De acordo com esses dados, os maiores benefícios são:

· Melhor saúde psicológica
· Mais autoestima
· Melhora da qualidade de vida
· Menos depressão e ansiedade

Gostou da nossa matéria sobre o que é alimentação intuitiva? Se você curtiu, não se esqueça de compartilhar com os seus amigos!

Super Gentil

Um novo conceito em supermercado para Xanxerê e região: mais opções, mais variedades, mais qualidade. Para nós, você é SUPER!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *