No meio da correria do dia a dia, achar um tempinho para ir ao supermercado, às vezes, é bem difícil, isso porque conseguir fazer um bom manejamento entre o trabalho, as tarefas da casa e o estoque dos produtos e alimentos do lar é um desafio e tanto!
Se com todos esses afazeres, a ida já é bem corrida, quando a visita ao super é acompanhada pelas crianças, as compras podem ficar bem bagunçadas, não é mesmo? Por isso, preparamos algumas SUPER dicas para que a ida ao mercado seja produtiva tanto para você, quanto para seus filhos! Confere só.
#1 Planeje a ida com antecedência
Defina o dia e o horário para ir o mercado e certifique-se de que seus pequenos estão bem alimentados e dormiram o suficiente. É importante não ir com pressa: as chances de você se estressar e estressar as crianças é bem grande.
#2 Conheça bem o supermercado
Saber onde ficam as sessões e a localização dos produtos ajuda na sua estratégia de compras, evitando rodeios e otimizando o seu tempo.
#3 Lista de compras
Na estratégia para ir ao mercado, a lista de compras é fundamental, pois facilita o processo e o gerenciamento do tempo. Muitas voltas local em busca de itens deixam os pequenos impacientes.
#4 Acostume-o às compras
Crianças tendem a reagir com euforia às novidades e coisas que ainda não conhecem. Se você levar seu filho sempre ao supermercado, tudo aquilo será comum para ele e, pedidos fora de hora e birras serão minimizados.
#5 Deixe-o vestir o que quiser
Desde o moletom velho à fantasia de super herói favorita: a ida ao mercado pode ser divertida para o pequeno, por isso deixe-o soltar a imaginação e garanta que as roupas não vão incomodá-lo durante o trajeto.
#6 Lista de mercado para as crianças
Que tal personalizar uma listinha de mercado para eles também? Se o seu filho já sabe ler, coloque os nomes dos produtos em um bom tamanho e deixe-o marcar os que já foram para o carrinho, lembrando você dos que faltam.
Caso ele não saiba ler ainda, coloque imagens dos produtos: elas podem tanto ser desenhadas, recortadas de revistas ou impressas.
#7 Educação financeira
Este é um ótimo momento para ensinar ao seu filho que, tudo o que tem no mercado pode ser adquirido por algo em troca. Começando dessa forma a explicar de onde vem o dinheiro e educando-o desde novo para ficar atento sobre as questões financeiras, com certeza crescerá um jovem muito mais responsável.
#8 Interesse por alimentos saudáveis
As crianças podem desenvolver um maior interesse por frutas, verduras e legumes a partir do hortifruti do supermercado! O ambiente colorido e diversificado vai diverti-los. Aproveite este momento para ensinar sobre os alimentos, como fazem bem à saúde e como são gostosos.
#9 Incentive a criatividade
As crianças gostam de desenhar? Leve papel e caneta e deixe-as soltar a imaginação! Você pode fazer propostas como ilustrar algum ambiente específico do mercado, ou criar histórias de faz de conta.
Aumentado o laço entre pais e filhos
Além de necessária, a ida ao supermercado pode ser um momento de aproximação entre pais e filhos, uma vez que ambos estarão entretidos na mesma tarefa. Use este momento para passar um tempo de qualidade com os pequenos.
Sabemos que é um desafio, mas quanto mais você incluí-los na sua rotina, mais acostumados eles estarão e estes momentos serão super gostosos e divertidos!